Alergias a medicamentos


Embora as pessoas experimentem todos os tipos de reações a medicamentos, elas são geralmente efeitos colaterais da droga (que você geralmente encontrará listados e descritos na bula) ao invés de reações alérgicas. 


É raro acontecer uma reação alérgica a um medicamento, mas as conseqüências podem ser graves, variando de ressecamento da pele a urticária, febre e anafilaxia, uma reação grave e que põe a vida em risco, que inclui inchaço da boca, língua e principalmente glote (espécie de válvula pode onde passa o ar antes de entrar na traqueia , batimento cardíaco acelerado, respiração difícil, uma queda brusca da pressão arterial, inconsciência e até morte. Esse artigo o ajudará a entender melhor a natureza das alergias a medicamentos.


Quais medicamentos podem causar alergias? 

Medicamentos famosos por causar reações alérgicas são alguns dos mesmos medicamentos famosos por salvar inúmeras vidas, notavelmente medicamentos à base de penicilina e sulfa. Outros medicamentos conhecidos por causarem reações alérgicas incluem barbitúricos (raro), anticonvulsivos, Novocaína e outros anestésicos locais (muito raro) e insulina, especialmente insulina de origem animal. A aspirina e medicamentos semelhantes também podem causar reações alérgicas - são conhecidas por desencadearem ataques de asma, especialmente em crianças. 

Risco de reação alérgica


Você corre risco de ter uma reação alérgica a um medicamento? Confira os seguintes dados. 

  • História familiar. Alguém em sua família é alérgico a qualquer medicamento? Se sim, você pode ter herdado a tendência alérgica.
  • Há quanto tempo você toma um medicamento? Você não terá uma reação alérgica na primeira vez que tomar o medicamento; você precisa desenvolver anticorpos, assim como faz com outros tipos de alergias. Portanto, quanto maior for o tempo ou a freqüência com que você toma o medicamento, maior a chance de desenvolver uma alergia. 
  • Como o medicamento foi aplicado? Medicamentos tópicos e injetáveis são mais propensos a causar uma reação do que aqueles tomados oralmente. 

  • Sua idade. Os adultos são mais propensos a terem uma reação alérgica aos medicamentos do que as crianças. 

  • Sua dosagem. Quanto maior for a dose, maior a probabilidade de uma reação alérgica.


Se você for alérgico a um medicamento, assegure-se de informar aos seus médicos. O tratamento básico é evitar o medicamento. Uma dose de adrenalina, também chamada de epinefrina, pode ser aplicada para interromper a reação anafilática. 

Uma vez que as reações aos medicamentos são geralmente imprevisíveis, assegure-se de estar próximo ao socorro médico quando tomar um medicamento pela primeira vez. Não vá escalar montanhas sozinho ou se afastar muito da civilização. As reações variam de poucos minutos a até uma hora, mas elas podem acontecer muito depois. De fato, algumas pessoas podem reagir dias depois ou até mesmo após o antibiótico ter sido interrompido. 

Infecções por fungos e diarreias não são sintomas de uma reação alérgica. 

Embora as alergias a medicamentos sejam raras, as conseqüências podem ser prejudiciais. Por isso é importante localizar e identificar alergias, de modo que ela possa ser adequadamente tratada.

 




Alergias alimentares


Existem dois tipos de reações provocadas por alimentos. Uma é resultado de uma alergia real, enquanto a outra é resultado de uma intolerância. A intolerância alimentar é realmente a mais comum das duas, mas as alergias alimentares são as mais graves. Neste artigo, exploraremos os sintomas e causas das alergias alimentares e também como diferenciar uma alergia alimentar de uma intolerância.

O que é uma alergia alimentar?

Uma alergia alimentar é uma hipersensibilidade ou resposta anormal do sistema imunológico a certos alimentos. 

É uma sensibilidade que se desenvolve da mesma forma que as alergias a pólen ou fungos. Primeiro o seu corpo precisa ter entrado em contato com o alérgeno (nesse caso, o alimento) para ter desenvolvido anticorpos contra ele. É por isso que você pode ter comido amendoim uma vez e não ter tido reação a ele. É somente na próxima vez que você comer um amendoim que seu corpo reage, já que os anticorpos contra ele, formados após o primeiro contato, vão esperar pela próxima vez.

Sintomas da alergia alimentar

Os sintomas de uma reação alérgica a um alimento vão de formigamento nos lábios até câimbras abdominais, dificuldade de respirar e, mais seriamente, o choque. O local da reação e sua gravidade podem variar. Quando dois ou mais sistemas orgânicos estão envolvidos ou se há dificuldade respiratória, a reação é considerada grave. As reações podem piorar progressivamente com exposições subseqüentes. Só porque uma pessoa teve reações brandas a um alimento alergênico não significa que a próxima reação não será grave ou potencialmente fatal.

Alergias alimentares em crianças




Como outros tipos de alergia, a tendência a ter alergias alimentares é herdada, embora não se herde um tipo específico de alergia. Certos alimentos, inclusive leite, ovos, trigo, amendoim, peixe, moluscos e nozes, são freqüentes causadores de problemas. As crianças  têm mais alergias alimentares que os adultos, especialmente a leite de vaca e amendoim. Muitas alergias alimentares em crianças são superadas por volta dos quatro anos. Reações a moluscos, peixe e nozes são mais comuns em adultos.

Quais alimentos são responsáveis por suas alergias?

Pode ser complicado identificar que alimento está causando seus sintomas. É normalmente óbvio, mas pode não ser, especialmente se você está reagindo a um tempero. Reações menos óbvias exigem um pouco de trabalho de detetive. 

As respostas às seguintes perguntas podem ser reveladoras:
  • qual o momento da reação?

  • a reação acontece depois de comer um determinado alimento ou refeição?

  • o alimento estava completamente cozido?

  • o que mais foi ingerido (incluindo temperos, condimentos, bebidas...)?

  • alguém mais teve os sintomas?

Evitar o alimento que causa os seus sintomas é o único "tratamento" para alergias alimentares, e isso é mais fácil de falar do que de fazer. Alguns alimentos, tais como leite e trigo, são encontrados em muitos alimentos e podem ser muito difíceis de evitar. 

Até mesmo os amendoins podem ser difíceis de evitar. Como diz o ditado, o mundo está cheio de tolices: amendoins e seus derivados são encontrados em bolos, biscoitos, doces em barra, cereais matinais, pães, comida asiática, (o óleo de amendoim é popular), sorvetes, sobremesas, molhos e uma variedade de alimentos processados. Por essa razão as pessoas que já apresentaram reações alérgicas graves são aconselhadas a portar adrenalina (também conhecida como epinefrina) injetável que deve ser receitada por um médico e possivelmente anti-histamínicos para reduzir sintomas graves e ganhar tempo para procurar socorro médico.


Intolerâncias alimentares

A intolerância alimentar é uma reação química que não envolve o sistema imunológico. Exemplos clássicos incluem a intolerância à lactose, síndrome de intestino irritável e azia. A deficiência de lactase é classificada como um dos tipos mais comuns de intolerância alimentar. Se seu corpo não tem enzima lactase suficiente, você não pode digerir corretamente a lactose, que é o açúcar encontrado naturalmente no leite e nos seus derivados. Os sintomas da intolerância à lactose incluem distensão abdominal, cólicas e diarreia.

Potencializadores de sabor, colorantes para alimentos enfeitados e conservantes estão também na lista das causas de intolerância alimentar. Talvez o exemplo mais conhecido seja o glutamato monossódico (MSG), um potencializador de sabor comumente usado em restaurantes e alimentos processados. Quando o MSG é ingerido em grandes quantidades, indivíduos sensíveis podem experimentar rubor, dores de cabeça e dores no peito. Os sulfitos são outra causa comum de intolerância alimentar. Eles são substâncias produzidas naturalmente em alguns alimentos (tal como o vinho) e que são adicionados em outros para preservar a textura e prevenir fungos. Os asmáticos se arriscam a uma crise se o alimento contendo sulfito desprender dióxido de enxofre. Esse gás irrita os pulmões, causando espasmos e constrição dos brônquios por onde passa o ar nos pulmões.

As alergias alimentares são uma hipersensibilidade do sistema imunológico a certos alimentos. Identificar os sintomas e os alimentos responsáveis são parte importante da diferenciação entre uma alergia alimentar e uma intolerância. A chave para combater alergias é evitar todos os alimentos que desencadeiam a reação alérgica. 


 Exercitando-se com alergias alimentares
A prática de exercícios pesados faz com que você respire profundamente, mas não causa problemas respiratórios, nem provoca uma explosão de urticárias, tonteira, ou choque. Porém, para alguns indivíduos com alergias alimentares, ingerir alimento e exercitar o corpo em seguida aciona uma resposta do sistema imunológico. Para evitar as alergias alimentares provocadas por exercícios físicos, alimente-se várias horas antes de praticar exercícios.









Torta de queijo branco


Esta receita light é para animar quem faz dieta para emagrecer

Ingredientes:

1 colher de sopa de fermento
1 colher de chá de sal
2 tomates
2 ramos de manjericão fresco
6 fatias médias de queijo minas 0% de gordura
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de farinha de trigo integral
1 ovo inteiro
1,5 xícaras de leite desnatado 

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador o leite e os ovos. Junte a farinha de trigo peneirada, o fermento, o sal e bata novamente. Reserve. Pique os tomates, o manjericão e o queijo minas light em cubos. Misture com a massa e despeje em uma fôrma untada. Leve para assar em forno médio, preaquecido, por cerca de 1 hora. Sirva a torta fria ou quente.Valor calórico: 89,6 Kcal/ porção 
Rendimento: 8 porções

Torta de queijo

Uma opção saborosa para o lanche

Ingredientes
Massa:
1 xícara (chá) de Farinha de trigo comum
1 unidade média de Ovo de galinha inteiro
1 xícara de Margarina light sem sal
1 pitada de Sal refinado

Recheio:
1 copo de Leite desnatado
75 gramas de Queijo mussarela light
6 colheres (sopa) de Queijo parmesão ralado light
75 gramas de Queijo tipo minas frescal
2 unidades médias de Ovo de galinha
Orégano a gosto
Salsinha a gosto

Modo de preparo
Massa:
Misture a farinha, o ovo, a margarina e o sal em uma tigela grande.
Distribua a massa em uma fôrma untada e reserve.

Recheio:
Em uma tigela, pique os queijos em cubos e em seguida, amasse-os com auxílio de um garfo.
Acrescente os ovos, o queijo parmesão, o orégano, a salsinha e misture adicionando o leite aos poucos.
Despeje o creme sobre a massa
Leve ao forno até dourar.
Sirva quente.

Informações Rendimento da receita10 porções
Por
ções nutricionais por porção
Nível de dificuldadeMédio
Tempo de preparo: 45 minutos

Sopa de Tomate com Queijo Minas

Uma receita de dar água na boca



Ingredientes1 cebola média picada 2 dentes de alho amassados 2 colheres (sopa) de azeite 1 cubo de caldo de galinha 2 xícaras (chá) de polpa de tomate meia colher (chá) de orégano meia xícara (chá) de cheiro-verde picado 150 g de queijo tipo minas picado meia xícara (chá) de leite

Modo de PrepararRefogue a cebola e o alho no azeite. Junte o caldo de galinha, o purê de tomate,o orégano e o cheiro-verde, e cozinhe em fogo baixo e com a panela tampada por 5 minutos. Bata no liquidificador com queijo tipo minas o leite. Sirva quente. 

Brusqueta de alho e queijo parmesão

Opção ideal para o seu dia almoço de domingo

Ingredientes:
12 fatias de pão amanhecido ou pão tipo italiano
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1 dente de alho picado
1 colher de sobremesa de orégano 
3 colheres de sopa de queijo tipo parmesão 
Azeite e sal a gosto 

Preparo:

Torrar levemente fatias de pão amanhecido e depois besuntar com uma pasta feita com: manteiga ou margarina, azeite, alho picado, orégano, queijo ralado. Levar ao forno novamente para gratinar, tomar cuidado para não dourar demais.  

Bruschetta é um antepasto feito à base pão, que é tostado em grelha com azeite e depois esfregado com  alho. Há diversas variações, sendo bastante conhecida a bruschetta de tomate, que leva, por cima da fatia de pão, tomates e manjeiricão.


Torta rápida de queijo e presunto

Rápida e fácil, esta receita irá te conquistar


8 fatias de queijo prato
8 fatias de presunto
20 fatias de pão frânces amanhecido
1 lata de creme de leite
3 ovos inteiros
2 tomates fatiados
Sal à gosto
Orégano e queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de Preparo:

Bata os ovos levemente, acrescente sal e o creme de leite. Em um refratário pequeno despeje um pouco da mistura do líquido, coloque fatias de pão, fatias de queijo e fatias de presunto. Faça quantas camadas derem, por último cubra com o restante do líquido. Coloque o tomate e polvilhe com orégano, queijo ralado e leve ao microondas por 13 a 15 minutos, em potência alta.


Sanduíche de queijo minas grelhado

Um lanche delicioso que não atrapalhará a sua dieta

Ingredientes:
1/2 cebola em rodelas
2 colheres (chá) de azeite
50 gr de presunto de peru em tiras
Orégano a gosto
60 gr de queijo-de-minas
1 pêra com casca fatiada
2 fatias de pão de forma light torrado
Alface lisa

Modo de preparo: Coloque cebola e 1 colher (chá) de azeite em uma panela antiaderente, deixe refogar até que a cebola comece a dourar, junte presunto, orégano, mexa, retire e coloque sobre as fatias de pão. Besunte o queijo e a pêra com o restante do azeite, grelhe rapidamente, coloque sobre a mistura de cebolas. Acrescente alface lisa à Julliene e orégano na hora de servir.

Rendimento: 2 porções.

Crocante de queijo cremoso light

Receita saborosa de aperitivo é aliada da dieta

Ingredientes: 
4 colheres de sopa de cream cheese light
8 metades de nozes
1 dente de alho
2 ramos de manjericão fresco
1 colher de chá de sal
12 torradas para canapés

Modo de Preparo: 
Ferva uma xícara de água e mergulhe as folhas de manjericão até murcharem. Escorra apertando bem até extrair todo o líquido e pique-as. Reserve. Em uma tigela, misture o cream cheese, o manjericão, o alho espremido, o sal e reserve. Pique as nozes e reserve. Faça um rolo comprido com o queijo temperado e passe cuidadosamente sobre as nozes picadas. Leve à geladeira por 2 horas. Montagem: Sobre cada torrada coloque uma fatia do rolo de queijo. Enfeite com folhinhas de manjericão frescas e sirva a seguir.

Valor calórico: 51,0 Kcal/unidade
Rendimento: 6 porções

Pão de queijo na fôrma

Ervas frescas dão um toque especial no tradicional lanche mineiro



Ingredientes:
4 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol - 40g
4 colheres (sopa) de leite desnatado - 60ml 
1 xícara (chá) de polvilho azedo - 145g 
1 ovo - 50g 
100g de mozarela light picada em pedaços bem pequenos 
½ xícara (chá) de ervas frescas (salsinha, cebolinha-verde e manjericão) picadas - 20g 
Sal a gosto 

Modo de preparo
1. Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC). 
2. Coloque em uma panela 2 colheres (sopa) de azeite, o leite, o sal e 4 colheres (sopa) de água. Leve ao fogo até ferver. Retire do fogo, despeje no copo do liquidificador e junte o polvilho e o ovo. Bata até ficar homogêneo e misture o queijo e as ervas.
3. Com 1 colher (sopa) de azeite de oliva, unte 16 fôrmas (capacidade para 50 ml), distribua a massa e leve ao forno por 10 minutos ou até dourar. Retire do forno. 
4. Montagem: desenforme os pães de queijo, arrume nos pratos e sirva com salada de folhas temperada com sal e o azeite de oliva restante misturado com salsinha picada.

Rendimento: 16 pães de queijo de 20g 

Tempo de preparo: 20 minutos (mais 10 minutos de forno) 
Valor nutricional por pão de queijo: 160 Kcalorias; 17,5 g de carboidratos; 5 g de proteínas; 8 g de gorduras totais (2 g de saturada, 4,5 g de monoinsaturada e 0,5 g de poliinsaturada); 33 mg de colesterol; 0,5 g de fibras; 4 mg de ferro; e 150 mg de cálcio.

Panqueca light de queijo minas

Você vai querer estar sempre de dieta com receitas como esta



Ingredientes para a massa
1 colher (sobremesa) de Azeite de oliva 
2 xícaras (chá) de leite desnatado 
1 xícara (chá) de farinha de trigo 
3 ovos 
sal 

Ingredientes para o recheio

400 gramas de Queijo Minas Light
½ lata de Molho de tomate 

Modo de Preparo
Bater os ovos, com o leite, a farinha de trigo e o sal no liquidificador. Esquentar o azeite de oliva em uma frigideira rasa. Adicionar uma porção da massa (aproximadamente 5 colheres de sopa) para fritar. Com uma escumadeira, virar a massa, para dourar dos dois lados. Reservar as panquecas. Recheio: Cortar o queijo minas light em fatias grossas. Rechear cada panqueca com 1 colher (sopa) de molho de tomate e uma fatia de queijo e enrole-as. Colocar em um refratário e cobrir com o molho de tomate. Levar ao forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos, para derreter o queijo. Servir em seguida. 

Dica
Enfeite o prato com manjericão ou salsinha. 

Pão de queijo rápido

Praticidade e rapidez em uma só receita

Ingredientes
2 colheres (sopa) de pó de café 1 xícara (chá) de água quente ¼ de xícara (chá) de óleo 3 ovos 3 xícaras (chá) de polvilho doce 1 colher (café) de sal 2 xícaras (chá) de queijo meia cura picado 

Modo de Preparo

Prepare o café com a água quente. No liquidificador, bata o café, o óleo, os ovos, o polvilho e o sal. Junte o queijo e bata novamente. Unte e enfarinhe forminhas individuais e distribua a massa do pão de queijo. Leve ao forno pré aquecido (200ºC) por aproximadamente 30 minutos ou até começar a dourar. Retire do forno e desenforme. Sirva a seguir.

Rendimento:
20 unidades 

Tempo de Preparo 45 minutos 

Dica para fazer um pão de queijo com sabor mais acentuado, substitua uma xícara (chá) de queijo meia cura por uma xícara (chá) de queijo parmesão ralado. 










O que é Diabetes tipo 1?

Sinônimos: Diabetes insulino-dependente


O diabetes tipo 1 é uma doença que dura a vida toda (crônica), na qual são observados altos níveis de açúcar (glicose) no sangue.

Causas
O diabetes tipo 1 pode ocorrer em qualquer idade. No entanto, é mais comumente diagnosticado em crianças, adolescentes e adultos jovens.

A insulina é um hormônio produzido no pâncreas por células especiais, chamadas células beta. O pâncreas se encontra atrás do estômago. A insulina é necessária para levar o açúcar do sangue (glicose) às células, onde fica armazenado e, depois, é utilizado para gerar energia. No diabetes tipo 1, as células beta produzem pouca ou nenhuma insulina.
Sem insulina suficiente, a glicose se acumula no sangue em vez de ir para as células. O corpo não consegue usar essa glicose para gerar energia. Isso leva ao aparecimento dos sintomas do diabetes tipo 1.
A causa exata do diabetes tipo 1 é desconhecida. Ela é provavelmente uma doença autoimune. Uma infecção ou algum outro fator pode fazer com que o corpo erroneamente ataque as células do pâncreas que produzem insulina. Esse tipo de doença pode ser transmitido de geração em geração.

Exames

O diabetes é diagnosticado através dos seguintes exames de sangue:
  • Nível de glicose no sangue em jejum o diabetes será diagnosticado se o nível for maior do que 126 mg/dL por duas vezes
  • Nível aleatório de glicose no sangue (sem jejum) - poderá ser diabetes se o nível for maior do que 200mg/dL e ocorrerem sintomas como aumento da sede e da micção e cansaço (deve ser confirmado com um exame em jejum)
  • Teste oral de tolerância à glicose - o diabetes será diagnosticado se o nível de glicose for maior do que 200 mg/dL 
  • Normal: menor do que 5,7%
  • Pré-diabetes: entre 5,7% e 6,4%
  • Diabetes: maior ou igual a 6,5%
O teste de cetonas também pode ser solicitado. O teste de cetonas é realizado usando uma amostra de urina ou sangue. O teste de cetonas pode ser realizado:

  • Quando o nível de açúcar no sangue for maior do que 240 mg/dL
  • Durante uma enfermidade como pneumonia, ataque cardíaco ou derrame
  • Quando ocorrerem episódios de náusea ou vômito
  • Durante a gravidez
Os seguintes testes ou exames ajudarão o médico a monitorar o diabetes e prevenir suas complicações
  • Verifique a pele e os ossos nos pés e pernas.
  • Verifique se os pés estão ficando dormentes
  • Verifique a pressão arterial pelo menos uma vez por ano (a pressão arterial ideal deve ser de 130/80 mm/Hg ou menos).
  • Faça seu teste de hemoglobina glicada A1c a cada 6 meses se o diabetes estiver controlado
  • do contrário, faça a cada 3 meses.
  • Faça os exames de colesterol e triglicerídeos anualmente (o nível de colesterol LDL deve estar abaixo de 70-100 mg/dL).
  • Faça exames anuais para verificar a função renal (microalbuminúria e creatinina sérica).
  • Consulte o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano ou mais se apresentar sinais de doença ocular em consequência do diabetes.
  • Consulte o dentista a cada 6 meses para um exame e limpeza gerais. Informe seu dentista que você é diabético.

Sintomas de Diabetes tipo 1

Os seguintes sintomas podem ser os primeiros sinais do diabetes tipo 1 ou podem ocorrer quando o nível de açúcar no sangue está alto:
  • Muita sede
  • Fome
  • Sensação de cansaço ou fadiga
  • Visão embaçada
  • Perda da sensibilidade ou sensação de formigamento nos pés
  • Perda de peso involuntária
  • Micção mais frequente
Para outras pessoas, os seguintes sintomas podem ser os primeiros sinais de diabetes tipo 1 ou podem ocorrer quando o nível de açúcar no sangue estiver muito alto:
  • Respiração profunda e acelerada
  • Pele e boca secas
  • Rosto corado
  • Hálito com odor de fruta
  • Náusea, vômitos, incapacidade de reter líquidos
  • Dor estomacal
Baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia) pode aparecer rapidamente em pessoas com diabetes que tomam insulina. Os sintomas normalmente surgem quando o nível de açúcar no sangue cai para menos de 70 mg/dL. Atenção para:
  • Dor de cabeça
  • Fome
  • Nervosismo
  • Frequência cardíaca acelerada (palpitações)
  • Tremores
  • Sudorese
  • Fraqueza

Buscando ajuda médica

Ligue para 192 se apresentar:
  • Dor ou pressão no peito, falta de ar ou outros sinais de angina
  • Perda de consciência
  • Convulsões
Ligue para o médico ou vá para o pronto-socorro se apresentar sintomas de cetoacidose diabética (complicação grave do diabetes tipo 1, que tem como principais sintomas urinar demais, muita sede e muita fome. Desidratação, batedeira no peito, pressão baixa, náusea, fraqueza e confusão mental são outros sintomas da cetoacidose diabética).

Também ligue para o médico se apresentar:
  • Níveis de açúcar no sangue mais altos do que as metas estabelecidas por você e seu médico
  • Dormência, formigamento ou dor nos pés e pernas
  • Problemas de visão
  • Feridas ou infecções nos pés
  • Sintomas de baixos níveis de açúcar no sangue (sensação de fraqueza ou cansaço, tremores, sudorese, irritabilidade, confusão, batimentos cardíacos acelerados, visão dupla ou turva, ansiedade)
  • Sintomas de altos níveis de açúcar no sangue (muita sede,visão turva, pele seca, fraqueza ou cansaço, necessidade de urinar com muita frequência)
  • Medições da glicose abaixo de 70 mg/dL
É possível tratar os primeiros sinais de hipoglicemia em casa comendo açúcar ou balas ou ingerindo pastilhas de glicose. Se os sinais de hipoglicemia persistirem ou seus níveis de glicose ficarem abaixo de 60 mg/dL, dirija-se ao pronto-socorro.

Tratamento de Diabetes tipo 1

Como o diabetes tipo 1 começa de repente, e os sintomas podem ser graves, pacientes que acabaram de ser diagnosticados precisam ficar internados.
Se você acaba de ser diagnosticado com diabetes tipo 1, deverá realizar um check-up toda semana, provavelmente, até que consiga controlar o nível de açúcar no sangue. Seu médico analisará os resultados do monitoramento caseiro do nível de açúcar no sangue e dos exames de urina. Ele também observará seu diário de refeições, lanches e injeções de insulina.
Você é a pessoa mais importante no controle de seu diabetes. Você deve aprender as técnicas básicas para lidar com o diabetes tipo 1:À medida que a doença se estabilizar, menos visitas de acompanhamento serão necessárias. Consultar o médico é muito importante para monitorar as complicações a longo prazo decorrentes do diabetes tipo 1.
  • Como reconhecer e tratar os níveis baixos de açúcar no sangue (hipoglicemia)
  • Como reconhecer e tratar os níveis altos de açúcar no sangue (hiperglicemia)
  • Planejamento de refeições
  • Como aplicar insulina
  • Como verificar o nível de glicose no sangue e a presença de cetonas na urina
  • Como ajustar a insulina e a alimentação ao exercitar-se
  • Como lidar com os dias em que não se sentir bem
  • Onde comprar produtos para diabetes e como armazená-los.

Adam
Bomba de insulina é prática de usar e ajuda o paciente com diabetes

Insulina

A insulina baixa os níveis de açúcar no sangue, permitindo a passagem do açúcar do sangue para as células. Todas as pessoas com diabetes tipo 1 devem tomar insulina todos os dias.
A insulina é geralmente aplicada por via subcutânea. Em alguns casos, uma bomba aplica insulina continuamente. A insulina não é encontrada em comprimidos.
Os tipos de insulina variam conforme o tempo necessário para começar a fazer efeito e a duração desse efeito. O médico escolherá o melhor tipo de insulina e determinará a que hora do dia deve ser aplicada. Mais de um tipo de insulina podem ser combinados em uma aplicação para controlar melhor a glicemia. Poderá ser necessário tomar insulina de uma a quatro vezes ao dia.
O médico ou um enfermeiro ensinará a aplicar as injeções de insulina. No início, as injeções de uma criança podem ser aplicadas por um dos pais ou outro adulto. Ao completar 14 anos, a maioria das crianças já aplica as injeções sozinha.
Pessoas com diabetes devem saber como ajustar a quantidade de insulina que tomam:
  • Ao se exercitar
  • Quando estão doentes
  • Quando comerem calorias a mais ou a menos
  • Ao viajar

Dieta e exercícios

Pessoas com diabetes tipo 1 devem se alimentar o mesmo número de vezes todos os dias e tentar comer os mesmos tipos de comida. Isso ajuda a impedir que o nível de açúcar no sangue fique muito alto ou baixo.
A Associação Americana de Diabetes e a Associação Nutricional Americana fornecem informações para planejar dietas saudáveis e balanceadas. Consultar um nutricionista pode ajudar.
Exercícios regulares ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue. Também ajudam a queimar gorduras e calorias extras para alcançar um peso ideal.
Consulte seu médico antes de iniciar um programa de exercícios. Pessoas com diabetes tipo 1 devem tomar precauções especiais antes, durante e depois de atividades físicas intensas.

Controlando sua glicose

Verificar sua glicose em casa e anotar os resultados ajudam a controlar melhor o diabetes. Fale com seu médico sobre a frequência com que deve verificar a glicose.
Um aparelho chamado glicosímetro mede os níveis de açúcar no sangue. Existem diferentes tipos de aparelhos. Geralmente, fura-se o dedo com uma pequena agulha chamada lanceta para obter uma gota de sangue. Coloca-se o sangue em uma tira reagente que é inserida no aparelho. O resultado é obtido em 30 - 45 segundos.
Mantenha registrados os níveis de glicose para você, seu médico ou enfermeira. Isso ajudará caso tenha problemas em controlar seu diabetes tipo 1. Você e seu médico devem estipular determinados valores para seus níveis de glicose em diferentes horas do dia. Também deve ser planejado o que fazer quando a glicose estiver muito baixa ou muito alta.
A baixa concentração de glicose no sangue é chamada de hipoglicemia. Níveis de glicose menores do que 70 mg/dL são muito baixos e podem causar danos.

Cuidados com os pés

O diabetes tipo 1 pode danificar os vasos sanguíneos e os nervos. Isso dificulta sentir pressão nos pés. Pode-se não notar uma lesão nos pés até que ela se torne uma infecção grave.
O diabetes pode também lesionar os vasos sanguíneos. Pequenas feridas ou rachaduras na pele podem se tornar feridas mais profundas (úlceras). Se essas feridas não melhorarem ou se tornarem maiores ou mais profundas, poderá ser necessário amputar o membro afetado.
Para evitar problemas nos pés, você deve:
  • Parar de fumar, se for o caso.
  • Aumentar o controle do açúcar no sangue
  • Realizar um exame nos pés com o médico pelo menos duas vezes por ano para verificar se há lesões nos nervos.
  • Verificar e cuidar dos pés TODOS OS DIAS, principalmente se você já apresenta danos nos nervos ou nos vasos sanguíneos ou já tem problemas nos pés.
  • Usar sempre o tipo ideal de sapatos.

Evitando complicações

O médico pode prescrever remédios ou outros tratamentos para reduzir as chances de desenvolver problemas de visão, problemas renais e outras condições mais comuns em pessoas com diabetes.

Expectativas

O diabetes tipo 1 é uma doença que dura a vida toda e ainda não existe cura. No entanto, o quadro varia de acordo com a pessoa.
Estudos mostram que um controle rigoroso dos níveis de glicose no sangue pode evitar ou retardar o aparecimento de problemas de visão, rins, sistema nervoso e coração no diabetes tipo 1. Porém, problemas podem ocorrer mesmo em pessoas com um bom controle do diabetes


Complicações possíveis
Se você tem diabetes tipo 1, o risco de ter um ataque cardíaco é equivalente ao de quem já teve um. Tanto homens quanto mulheres com diabetes correm o risco. É possível nem sequer apresentar os sinais normais de um ataque cardíaco.
O aparecimento de problemas de visão, incluindo dificuldade para enxergar (especialmente à noite) e sensibilidade à luz. Pode levar à cegueira.Após muitos anos, o diabetes tipo 1 pode levar a outros problemas sérios:
  • Os pés e a pele podem desenvolver feridas e infecções. Se as feridas persistirem por muito tempo, o pé ou a perna podem precisar ser amputados. A infecção também pode causar dor e coceira.
  • O diabetes pode dificultar o controle da pressão arterial e do colesterol. Isso pode levar a ataque cardíaco, derrame ou outros problemas. O sangue pode apresentar mais dificuldade em fluir para pernas e pés.
  • Pode haver danos nos nervos do corpo, causando dor, formigamento e perda de sensibilidade.
  • Devido aos danos nervosos, pode haver problemas para digerir os alimentos. Você pode sentir fraqueza ou ter problemas para ir ao banheiro. Os danos nervosos também podem dificultar aos homens ter uma ereção.
  • Nível alto de açúcar no sangue e outros problemas podem levar a danos nos rins. Os rins podem não funcionar tão bem quanto antes. Podem inclusive parar de funcionar.

Prevenção

Não existe nenhuma maneira de prevenir o diabetes tipo 1. Não há teste de triagem para pessoas com diabetes tipo 1 que não apresentam sintomas.
Mantenha-se em dia com a vacinação e tome uma vacina contra gripe todo ano no outono.
Fontes e referências:
Alemzadeh R, Ali O. Diabetes Mellitus. In: Kliegman RM, ed. Kliegman: Nelson Textbook of Pediatrics. 19th Saunders; edPhiladelphiaPa: 583.
  • American Diabetes Association. Standards of medical care in diabetes -- 2011. Diabetes Care. 2011. 34 Suppl 1:S11-S61.
  • Eisenbarth GS, Polonsky KS, Buse JB. Type 1 diabetes mellitus. In: Kronenberg HM, Melmed S, Polonsky KS, Larsen PR. Kronenberg: Williams Textbook of Endocrinology. 11th ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier;2008:chap 31.
  • Pignone M, Alberts MJ, Colwell JA, Cushman M, Inzucchi SE, Mukherjee D, et al. Aspirin for primary prevention of cardiovascular events in people with diabetes: a position statement of the American Diabetes Association, and an expert consensus document of the American College of Cardiology Foundation. Circulation. 2010. 121:2694-2701.