A Dieta Dukan




O site www.dietadukan.com.br, novidade lançada no Brasil, foi desenvolvido para auxiliar àqueles que precisam de orientação para seguir adequadamente sua dieta, atingir e manter seu peso ideal.

Rápida, sem passar fome e saudável, a dieta Dukan - método elaborado pelo médico francês que leva seu nome - que emagreceu a Princesa Kate Middleton, oferece também a manutenção do peso ideal por toda a vida.

Para aderir à dieta, basta acessar o nosso site, calcular gratuitamente o seu peso ideal, escolher a data de início do programa, sua forma de pagamento e responder ao questionário de avaliação pessoal.




Online, a equipe Dukan lhe acompanha diariamente em sua dieta, composta por 4 fases: Ataque (composta de proteínas puras. Nesta fase, que pode durar de 2 a 5 dias, os resultados são imediatos e fulgurantes), Cruzeiro (composta por proteínas puras e legumes, esta fase te leva ao peso ideal), Consolidação (lhe traz o retorno de uma alimentação equilibrada e prazerosa) e Estabilização (retorno à proteína pura apenas 1 vez por semana, mas por toda vida), para manter definitivamente o seu peso ideal.


                                                              

Emagrecer num contexto de abundância é antinatural, doloroso e, frequentemente, uma péssima experiência. O método Dukan propõe emagrecer naturalmente, com um retorno aos alimentos fundadores da espécie humana, aqueles dos primeiros homens, os caçadores-coletores, ou seja, as proteínas e os legumes. Cem alimentos, sendo 72 do mundo animal e 28 do vegetal. E esta oferta é acompanhada de uma palavra mágica: "À VONTADE".


Os conselhos para emagrecer naturalmente


Uma das grandes vantagens do nosso método para emagrecer é sua forte estrutura de aconselhamento integrado. Se você seguir ao pé da letra nossos conselhos, você perderá peso regularmente.
Um método para emagrecer e se estabilizar em 4 tempos

4 fases cuidam do usuário desde o primeiro dia da dieta para que ele nunca a abandone. 
4 fases, da mais forte, enquadrada e eficaz, à mais aberta e estabilizante. 
4 fases sucessivas para alcançar o objetivo ideal: emagrecer naturalmente, de modo rápido e com uma estabilização consolidada.


1 – Uma fase de ATAQUE rápida e fulgurante, com resultados imediatos. Durante esta fase, o regime alimentar é composto de 72 alimentos com muitas proteínas.

2 - Uma fase de CRUZEIRO que leva ao peso certo. Durante esta fase, o regime alimentar alterna dias de Proteínas alimentares mais Puras (Fases PP) e dias de Proteínas acompanhadas de 28 Legumes recomendados (Fases PL). 

3 - Uma fase de CONSOLIDAÇÃO de 10 dias por quilo perdido que abre, pela primeira vez, um primeiro retorno a uma alimentação equilibrada, com o objetivo de enraizar o peso recém conquistado e ainda vulnerável. Há ainda o retorno progressivo dos alimentos prazerosos com duas refeições de gala. 

4 - Um fase de ESTABILIZAÇÃO definitiva baseada em 3 medidas simples, concretas, pouco dolorosas, mas não negociáveis. Esta fase é a parte mais fácil e essencial do método para emagrecer, já que 95% das pessoas que seguem um regime, voltam a engordar e recuperam o peso perdido. 


Um sucesso mundial

A comunidade dos Dukanianos na Internet 

Numa manhã de maio de 2000, um quebequense que seguia o regime Dukan escreveu uma mensagem de satisfação num fórum. Era o início de uma aventura excepcional, a criação espontânea de uma comunidade de mulheres-torcedoras que, tendo emagrecido e estabilizado seus pesos, ficaram tão contentes que se mobilizaram pelo benefício dos outros.


É esta paixão e este desejo de servir, raros nos dias de hoje, que servem como caixa de ressonância para difundir o método Dukan fornecendo sua legitimidade, seu público-alvo e seus milhões de usuários. 


Existem hoje em dia, uma centena de fóruns, sites e blogs inteiramente dedicados ao método Dukan mobilizando milhares de voluntários que trabalham com meios escassos, mas com um grande coração em todos os registros relacionados a este método. 


Todas essas Dukanianas estão lá para ensinar, ajudar e apoiar os internautas que seguem a Dieta Dukan. 

Encontre-as no fórum do DietaDukan.com.br.


Comunidade Médica

A comunidade médica, de uma forma geral, se sente desarmada diante do aumento do excesso de peso que a OMS (Organização Mundial da Saúde) qualifica de "primeira epidemia não infecciosa". Os medicamentos são raros e de pouca eficácia, os regimes se sucedem, mostrando a falta de consenso em torno de um método que se impõe. 


Neste contexto, inúmeros médicos e clínicos gerais, surpresos pelos resultados apresentados por seus pacientes e, principalmente, por suas estabilizações, adotaram o método Dukan, quer ensinando e aplicando o método em seus pacientes, quer lhes aconselhando a comprar o livro "Eu não sei emagrecer" ("Je ne sais pas maigrir", no original).



Um método para todos

Hoje, o método Dukan já foi traduzido para 10 idioma e difundido em mais de 20 países e culturas tão distantes como a Coreana, a Russa ou a Búlgara...

Todos estes argumentos reunidos fizeram com que Pierre Dukan diga durante uma conferência médica: "Uma tal mobilização de usuários convencidos, uma força de expansão viral tão poderosa que vai além das culturas e fronteiras, que beneficia do apoio dos médicos me fazem pensar que eu talvez tenha descoberto uma dimensão universal do emagrecimento. A volta à uma alimentação natural, contrária a uma cultura ligada a abundância e que acarreta os problemas de excesso de peso que conhecemos hoje."

Você procura um método para emagrecer naturalmente e de modo durável? Pierre Dukan lhe propõe seus conselhos para emagrecer, suas receitas e sua dieta para perder peso. Descubra, online, uma seleção de receitas para uma dieta emagrecedora saudável e todas as novidades sobre Pierre Dukan em termos de nutrição.

"O programa alimentar sugerido pela Dieta Dukan possui finalidade exclusivamente informativa e não substitui a consulta realizada por nutricionistas, profissionais de educação física, médicos e/ou qualquer outro profissional da área de saúde."

"O programa alimentar sugerido pela Dieta Dukan não é destinado a pessoas portadoras de Diabetes, dependentes de insulina, que tenham distúrbios do comportamento alimentar, problemas de insuficiência cardíaca e/ou renal, com depressão, ou ainda para grávidas ou em período de amamentação, e lactantes. Para essas pessoas, previamente à adoção de qualquer programa alimentar, o aconselhamento e o acompanhamento adequado de um médico, de um nutricionista e/ou de qualquer outro profissional da área de saúde é fortemente recomendado. "

"O programa alimentar sugerido pela Dieta Dukan não é destinado a menores de 18 (dezoito) anos. "

                                         

Um programa de alto desempenho para emagrecer rapidamente

Algo sem igual na Internet, o site de programa de emagrecimento de Pierre Dukan de Pierre Dukan oferece um método diferenciado: um programa de emagrecimento diário! De manhã, você recebe orientações e a cada noite, você envia as informações. No dia seguinte, em função do que aconteceu no dia anterior, corrigimos seus eventuais desvios e respondemos suas perguntas.

Um programa diferenciado


O método Dukan consiste em fazer com que você emagreça rapidamente, propondo um programa equilibrado, adaptado às suas necessidades e bom para sua saúde. Acompanhamos você também no longo prazo, no âmbito da estabilização definitiva, de forma a fazer com que você possa manter sua motivação e se estabilizar de forma sustentável ao seu Peso ideal. Tudo isso, pelo preço simbólico de R$ 2,50 por semana.

Você procura um método para emagrecer naturalmente e rapidamente? A Equipe Dukan o ensina durante um programa de emagrecimento sob medidas. Conheça a dieta proposta por Pierre Dukan, seu programa de emagrecimento online !

A Dieta Dukan numa rápida apreciação






Um tema super interessante sobre como educar o ato de tomar água. Vejam os benefícios que está indicado na matéria e com certeza você irá ter mais saúde!

BY DENISE  FERNANDA MESQUITA

FAÇA O BEM, SEM OLHA A QUEM, INDIQUE PARA TODOS QUE ACESSEM O MEU BLOG, POIS  ALÉM DE DESTA SENSACIONAL MATÉRIA, TEMOS VÁRIAS DICAS.









Perda de apetite
Coma bastante:
  • Frutas, legumes e vegetais frescos devido à vitamina C
  • Carnes magras, frutos do mar, nozes, sementes e grãos integrais por conterem zinco e vitaminas do grupo B
O que evitar:
  • Fumar e álcool em excesso pois diminuem o apetite
  • Líquidos antes das refeições
  • Farelo de cereais e outros alimentos ricos em fibras
A expectativa agradável de comer que chamamos de apetite é controlada por duas regiões do cérebro: uma é o hipotálamo, que estimula a liberação de hormônios produtores da fome até que a fome seja saciada; a outra é o córtex cerebral, o centro da função intelectual e sensorial. Portanto, um apetite saudável reflete tanto uma resposta inconsciente como um comportamento aprendido.


Muitos distúrbios e circunstâncias podem provocar a falta de apetite. A maioria delas são situações temporárias como um resfriado, uma dor de estômago, problemas dentários ou estresse. No entanto, a falta de apetite persistente pode ser sinal de uma doença mais séria, como por exemplo, depressão, anemia, problema renal, AIDS ou câncer.
Em casos raros, a falta de apetite é provocada por deficiências nutricionais, geralmente de vitamina C, tiamina, niacina, biotina e zinco. O álcool em excesso não só diminui o apetite, mas também causa deficiências nutricionais. Fumar é outro vício que diminui o apetite.
Ingerir grandes quantidades de farelo de cereais, produtos feitos com grãos integrais e outros alimentos ricos em fibras interfere na absorção de zinco e de outros minerais. Esses alimentos também diminuem o apetite porque dão uma sensação de saciedade. Beber uma grande quantidade de líquidos antes das refeições também diminui o apetite.
Geralmente, a falta de apetite relacionada a doenças desaparece quando a pessoa se recupera. Existem diversas estratégias, entretanto, que ajudam a abrir o apetite, quando não existe uma explicação aparente para a falta dele.
Estratégias para abrir seu apetite:
  • Fazer pequenos lanches durante o dia em vez de três refeições grandes. Ter sempre lanches disponíveis para comer quando sentir vontade.
  • Tomar uma gota de limão. Antes da refeição, tome uma gota de limão. Chupar algo azedo aumenta a salivação, que por sua vez estimula o apetite.
  • Crie um ambiente agradável. Enfeite a mesa com flores, ponha uma música tranquila, uma luz suave – qualquer coisa que o faça sentir-se bem. Rodeie-se de aromas apetitosos e temperos como canela ou seu prato favorito.
  • Exercite-se um pouco. Faça uma caminhada antes das refeições. Algumas pessoas acreditam que a atividade física aumenta o apetite.
  • Um pouquinho de álcool pode ajudar. Experimente beber um copo de vinho ou de cerveja – pode ajudar a abrir seu apetite.


ATENÇÃO MULHERES: Aprovada a vacina GRATUITA contra HPV para mulheres entre 9 e 45 anos.


COMPARTILHEM...essa informação é importante pra todas Mulheres!





Meninas e mulheres, com idade entre 9 e 45 anos, poderão ter o direito de receber gratuitamente a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) pelo Sistema Único de Saúde (SUS).




O projeto foi aprovado hoje pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado.

A ideia é oferecer para a população nessa faixa etária um aliado no combate ao HPV, vírus transmitido por contato sexual que vem sendo considerado a principal causa do câncer do colo de útero.



Agora o projeto da senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, seguirá agora para a Comissão de Assuntos Sociais e, se aprovado, irá direto para a Câmara dos Deputados. Para entrar em vigor a proposta tem que ser aprovada no Congresso e depois ser sancionada pela presidente Dilma.

O câncer de colo uterino é o segundo tumor maligno de maior incidência na população feminina no país, só perdendo para o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

São estimados 18.430 novos casos da doença e 4.800 mortes por ano.

Além disso, observa que a maior incidência ocorre entre mulheres de baixa renda e menor escolaridade nas regiões Norte e Nordeste.

Apesar dos altos custos associados a um programa abrangente de vacinação contra o HPV, a relatora, Ângela Portela, afirma que os avanços sociais e sanitários vão superar os gastos com ampla vantagem.



Atualmente, a vacina é oferecida apenas em clínicas privadas, por preços nunca inferiores a R$ 600,00 pelas três doses necessárias e que podem chegar perto de R$ 1.500,00 em alguns estabelecimentos.

As informações são da Agência Senado.



Essa dupla dinâmica pode correr sérios riscos em silêncio. Saiba como evitar problemas renais com atitudes bem simples


Apenas 150 gramas muito bem distribuídos em 12 centímetros de altura (clique na imagem para conferir a explicação) — parece pouco, principalmente quando comparados a pulmões e fígado. Porém, os rins são responsáveis por funções vitais no organismo. E, quando esses pequenos notáveis convalescem, é encrenca na certa: a doença renal crônica (DRC), mal que não costuma avisar sobre sua existência, destrói as estruturas renais até chegar ao ponto em que o órgão para de funcionar.


"DRC é o termo que se refere a todas as doenças que afetam os rins por três meses ou mais, o que diminui a filtração e afeta algumas de suas atribuições", explica a nefrologista Gianna Mastroianni, diretora do Departamento de Epidemiologia e Prevenção da Sociedade Brasileira de Nefrologia. O problema é tão sério que renomadas instituições brasileiras criaram a campanha Previna-se, vencedora do Prêmio SAÚDE 2011 na categoria Saúde e Prevenção. "Nem sempre as doenças renais têm sintomas. Em muitos casos, o indivíduo não percebe e o diagnóstico é feito com atraso", completa Gianna.

Apesar de ser caracterizada como uma doença silenciosa, a DRC pode dar alguns sinais. No entanto, quando eles aparecem, costuma ser tarde demais. "O rim é um órgão muito resistente, e esses sintomas só vão se manifestar nos estágios 4 e 5 do problema, quando ele está muito avançado", conta o nefrologista Leonardo Kroth, da Sociedade Gaúcha de Nefrologia. Além de só surgirem em situações extremas, muitas dessas manifestações tendem a ser confundidas com outras enfermidades. Daí a importância de sempre visitar o médico e pedir os exames que detectam as alterações indesejadas nos filtros do corpo humano.


Quando a DRC bate à porta


E se a pessoa descobrir que seus rins não estão trabalhando como deveriam? "Ela precisa se consultar periodicamente com um nefrologista, fazer exames com regularidade, cuidar muito bem da pressão arterial e da glicemia, além de outras modificações que ocorrem na doença renal, como mudanças nos níveis de cálcio e fósforo", atesta Marcos Vieira, diretor clínico da Fundação Pró-Rim, em Santa Catarina. 

Nos casos em que a DRC progrediu além da conta e os rins perderam grande parte de sua capacidade de eliminar a sujeira do organismo, o indivíduo pode optar por dois caminhos: receber o rim de algum doador compatível ou seguir para a diálise. "Ok, alguns pacientes não têm condições clínicas de realizar um transplante. Mas, nos demais, esse é o tratamento de preferência", esclarece Vieira. 

No entanto, a ausência de alguém que esteja apto a doar um de seus rins faz com que a maioria dos convalescentes siga para a hemodiálise, quando uma máquina substitui as principais funções que eram realizadas pelo aparelho excretor. Algumas atitudes simples podem eliminar muitos desses transtornos. Confira a seguir como manter essa dupla a todo vapor.




Diabete e pressão na rédea curta


Quando esses marcadores estão em níveis exagerados, a probabilidade de desenvolver a DRC é ainda maior. Além da aterosclerose, a formação de placas de gordura, sobretudo na artéria renal, há uma sobrecarga do trabalho de filtração dos rins. "E a incidência dessas duas doenças vem aumentando nos últimos anos, algo agravado pelo envelhecimento da população, além de sedentarismo e obesidade", diz Gianna Mastroianni. Nos casos em que o estrago já foi feito, a primeira medida é ficar de olho na pressão e no diabete.


De bem com a balança

Manter-se no peso ideal também é uma regra de ouro para seguir com os rins a mil. Indivíduos com o índice de massa corporal (IMC) nos parâmetros saudáveis ficam protegidos dos pés à cabeça e, nesse pacote de benesses, os filtros naturais saem ganhando. "Hoje em dia, existe uma epidemia mundial de obesidade. O excesso de peso leva à hipertensão e ao diabete. Quando hábitos saudáveis são adquiridos, o risco de sofrer com um problema no rim é bem menor", destaca o nefrologista Nestor Schor, da Universidade Federal de São Paulo.

Alimentação equilibrada, rins a salvo

Tomar cuidado com o excesso de gordura e ingerir alimentos ricos em vitaminas e fibras vai colaborar bastante para a manutenção das funções renais. Quando o indivíduo já sofre com a DRC, é provável que seja obrigado a fazer algumas mudanças em seu cardápio. "Aí é importante adotar uma dieta com menor quantidade de proteína para evitar a sobrecarga renal", afirma Marcos Vieira. Esse menu deve ser avaliado pelo médico e por um nutricionista.




Analgésicos só com orientação

Remédios só deveriam entrar em cena com a indicação de um especialista. Até mesmo quando aparece aquela simples dor de cabeça, fuja da automedicação. Na hora, ela pode até ser solucionada, mas, a longo prazo, quem pode sofrer são seus rins. "Tanto os analgésicos quanto os anti-inflamatórios são capazes de prejudicá-los, se tomados em excesso, porque favorecem a ocorrência de doenças renais", alerta Nestor Schor. Procure sempre orientação médica para identificar o causador do incômodo e debelá-lo da melhor maneira possível. 

Devagar com a bebida

Quando ingerido com parcimônia, o álcool pode até beneficiar o trabalho dos rins. Os experts chegam a recomendar uma ou duas doses bem pequenas. Porém, enfiar o pé na jaca não vai agradar aos pequenos filtros, que sofrem indiretamente. "Em excesso, o álcool pode causar hipertensão, que vai evoluir até gerar problemas renais", adverte o nefrologista André Luis Baracat. A bebida também causa prejuízos ao fígado, o que, em última instância, vai desembocar em um estrago nos rins.



Apagar o cigarro em definitivo

No personagem principal desta reportagem, a atuação do fumo é tão nefasta quanto em outras partes do corpo. E a explicação está no surgimento de pequenos bloqueios, as placas de gordura, que diminuem o calibre dos tubos por onde circula o sangue. Isso causa problemas de pressão que, por sua vez, levam à DRC. "Os rins são cheios de vasos sanguíneos. O cigarro desencadeia inflamações que prejudicam o órgão", destaca o nefrologista André Luis Baracat, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.


Dueto eficiente


Dois exames muito comuns checam o funcionamento renal. E melhor: médicos de qualquer especialidade podem requisitá-los.

Exame de sangue

Ao medir o nível de creatinina, um resíduo originado da atividade muscular corriqueira, é possível calcular a quantas anda o trabalho de filtração dos rins. Quando os níveis da substância estão elevados, é sinal de que algo não vai bem.




Exame de urina


Esse teste vai mostrar a presença de uma proteína, a albumina, no líquido amarelo. O composto orgânico não costuma aparecer no xixi, já que ele é retido quando chega aos rins. Porém, se existirem problemas, a albumina será liberada sem empecilhos.
  
Doenças preliminares


Alguns problemas de saúde podem levar ao desenvolvimento da DRC:


- Diabete;

- Hipertensão;
- Glomerulonefrite (infecção no glomérulo);
- Má-formação nos rins;
- Lúpus;
- Cálculo renal;
- Tumores;
- Infecções urinárias recorrentes.


Fique atento para estes sintomas

- Cansaço;

- Insônia;
- Inchaço nos pés e tornozelos;
- Inchaço nos olhos;
- Nictúria (vontade de ir ao banheiro durante a noite);
- Mau hálito;
- Mal-estar;
- Urina espumosa ou com sangue.




Olha a chuva!


No verão, o Brasil sofre com as enchentes. Junto com esse problema, doenças como a leptospirose podem surgir e atrapalhar o funcionamento dos rins, causando até a insuficiência renal aguda. É de extrema importância ficar o menor tempo possível em contato com a água da inundação, usando botas e luvas de borracha.







BANANA E AVEIA



  • Diversos estudos comprovam a eficácia dos alimentos ricos em potássio na prevenção e no tratamento da hipertensão arterial. O potássio ajuda a promover a dilatação dos vasos, melhora o fluxo sanguíneo e também a sensibilidade à insulina — o que pode ajudar pacientes que desenvolveram resistência ao hormônio. O potássio também é um grande aliado para evitar as temidas cãibras após um exercício mais puxado.

  • A banana é uma boa fonte de amido resistente, um tipo de carboidrato que é digerido mais lentamente e não eleva de maneira brusca os níveis de glicose no sangue — isto é, possui baixo índice glicêmico. Antes de amadurecer, a banana tem 26% desse tipo de amido, quando madura, a taxa cai para 2%.



  • O amido resistente, presente em grandes quantidades na banana, já foi relacionado em alguns estudos científicos como coadjuvante na redução do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares.
  • A banana verde, por sua vez, parece associada a prevenção de certos tipos de câncer e doenças do cólon, uma vez que ajuda no trânsito intestinal.

AVEIA

  • A aveia é excelente fonte de fibras solúveis. Estudos mostram que esses nutrientes contribuem para o controle das taxas de colesterol e de açúcar no sangue, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares.
                 

  • As fibras também melhoram o trânsito intestinal, evitando constipação, e estão associadas à diminuição do risco de câncer de cólon.

  • A aveia é rica em ferro, essencial para o transporte de oxigênio e formação de glóbulos vermelhos no sangue; em magnésio, que contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico e para o desenvolvimento dos ossos e dentes; em manganês, um mineral que atua junto com diversas enzimas para facilitar os processos metabólicos e tem ação antioxidante; em fósforo, que tem papel fundamental na saúde de ossos e dentes e auxilia a regeneração de tecidos; e em zinco, também fundamental para o sistema de defesas do organismo e para a fabricação do material genético.
  • O cereal é também fonte de vitaminas B1 e B5. Entre outras funções, as vitaminas do complexo B garantem a produção de energia pelo organismo e o bom funcionamento do sistema nervoso e hormonal. 

FONTE: NESTLÉ

                                        


Infecção urinária: especialistas esclarecem as principais dúvidas sobre o assunto.


O que é infecção urinária? 

Ela é caracterizada pela a presença de micro-organismos na urina. O líquido que enche a bexiga é estéril - ou seja, livre de bactérias. Mas, quando esses bichinhos se multiplicam ao redor da uretra e conseguem se infiltrar no canal da urina até chegar à bexiga, desencadeiam uma infecção. "Em 85 % dos casos, o problema é provocado pela bactéria Escherichia coli, que integra a flora intestinal", ressalta Fernando Almeida, professor de urologia da Universidade Federal de São Paulo


Existem tipos diferentes? 

Sim. O mais comum é a infecção na bexiga, a famosa cistite. Mas os micro-organismos também podem atacar os rins, o que é chamado de pielonefrite. 

Quais são os sintomas? 

"Os clássicos são dor e ardor na hora de urinar", afirma Eduardo Zlotnik, ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Pode haver também um aumento da frequência de idas ao banheiro, sensação de bexiga cheia, sangramento ou um simples mal-estar acompanhado de febre. 

A doença é transmissível? 

"Definitivamente, não", assegura Fernando Almeida. Mas é mais comum que ela dê as caras depois de relações sexuais, porque o pH da região fica alterado. Entre mulheres que variam muito de parceiro, a incidência é comprovadamente maior.



Por que esse tipo de infecção é mais frequente em mulheres? 

Elas têm o canal da uretra mais curto e, por isso, é mais fácil as bactérias chegarem aonde não devem. Além disso, elas costumam ter o péssimo hábito de segurar a urina por mais tempo que os homens - um prato cheio para as bactérias se proliferarem. 

Por que algumas pessoas têm o problema com mais frequência? 

Isso envolve fatores hereditários e imunológicos. A atenção com a higiene é essencial, mas a infecção pode aparecer mesmo em quem toma todo o cuidado do mundo.



Por que as grávidas ficam mais sujeitas a esse tipo de infecção? 

Estima-se que de 15% a 20% das gestantes terão ao menos uma vez esse tipo de infecção. Isso acontece porque, durante esse período, o aumento da circulação sanguínea na região pélvica faz a umidade vaginal aumentar, facilitando a passagem das bactérias do ânus para a uretra. 

Os homens estão livres da doença? 

Não é bem assim. É verdade que esse é um problema tipicamente feminino, mas a infecção também acomete a ala masculina. 

Ela é mais frequente em pessoas idosas? 

Sim. "A resistência diminui com a idade e, no caso das mulheres, há uma queda de hormônios que deixam a região pélvica mais sensível", diz Eduardo Zlotnik.



Existe alguma forma de prevenir? 

Segundo Zlotnik, a recomendação é beber muita água para que as idas ao banheiro não fiquem muito espaçadas. "Assim você vai limpando o trato urinário", explica. Urinar depois das relações sexuais e evitar banhos de imersão também ajudam.



continuação da PARTE 1.






Quem rege o metabolismo


O balanço energético que garante a nossa sobrevivência depende de um conjunto de reações químicas protagonizadas especialmente por hormônios. O regente da orquestra é o hipotálamo, área do cérebro que controla a fome, a saciedade e a temperatura interna. Também participam dessa história os músculos, o fígado, os rins e o tecido adiposo, que guardam ou proveem energia em situações de estresse e emergência.

Treinos que torram calorias
As práticas e os macetes que dão um gás ao metabolismo

Musculação

Levantar peso ajuda a expandir a massa magra em detrimento da gorda e os músculos exigem mais energia para serem mantidos na ativa. Além disso, o reparo das fibras musculares por si só eleva o gasto calórico. Só não se esqueça de que o número de séries e as cargas devem mudar de tempos em tempos para o corpo não se acostumar.

Treino intervalado

Ele pode ser aplicado às modalidades aeróbicas ou à musculação. No primeiro grupo, trata-se de alternar, por exemplo, caminhada e corrida intensa. No segundo, pode-se misturar exercícios para os braços ou pernas com corridas ou pedaladas. Como o corpo não descansa totalmente, o gasto energético dispara — e isso persiste algumas horas após o treino. "Esse programa esgota mais rapidamente os estoques de glicose e obriga o organismo a queimar gordura", explica a educadora física Ana Dâmaso, da Universidade Federal de São Paulo.

Exercícios vigorosos

Uma nova pesquisa da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, revela que combinações de exercícios que trabalham ao máximo o aproveitamento de oxigênio fazem a queima de energia perdurar até 14 horas depois do suadouro. Os treinos propostos por boxe e artes marciais podem proporcionar efeito parecido devido à sua intensidade.




Anabolismo e catabolismo

Esses dois palavrões têm tudo a ver com o equilíbrio energético. Enquanto o primeiro se refere à faculdade de armazenar fontes de energia, o segundo se reporta à quebra de moléculas que são usadas pelo corpo como combustível em períodos de necessidade. A dupla trabalha em sincronia e o resultado é o que conhecemos por metabolismo. Quando o processo catabólico se acentua, por mudanças de hábito, a gente perde peso.


Trocas à mesa pró-metabolismo
No que maneirar e no que investir para elevar a queima de calorias

MENOS DESSES...

Gorduras saturadas e trans

Fornecidas pelas carnes e por produtos industrializados, elas fazem com que o tecido adiposo fique mais volumoso quando ingeridas em excesso.

Açúcar

Ele é rapidamente absorvido na circulação e, assim, convertido ligeiro em energia. Quando se abusa, porém, desequilibra, com o tempo, a produção de insulina e o excedente de glicose se deposita na forma de gordura.

Massa refinadas

O raciocínio é semelhante ao do açúcar. Quem exagera nas massas brancas corre mais risco de engordar e ganhar barriga. Prefira as integrais, enriquecidas com fibras, que regulam os picos de glicose no sangue e prolongam a saciedade, além de demandarem mais energia para serem digeridas.

...E MAIS DESSES


Proteína

Ela cobra mais trabalho do corpo para ser quebrada no sistema digestivo e eleva a temperatura interna. Priorize cortes magros e sirva-se de peixes e legumes.

Gengibre e pimenta

Eles abrigam capsaicina, substância que faz a temperatura corporal decolar. Só não adianta comer uma vez por semana. O consumo dever ser diário.

Chás verde e branco

Eles têm catequinas, que elevam o gasto energético e maximizam a eliminação dos pneus.

Leite e derivados

O cálcio ofertado por eles reduz a absorção de ácidos graxos e aumenta a capacidade do corpo de esvaziar os depósitos adiposos.

Óleo de coco virgem

Alvo de pesquisa recente, ele tem substâncias que disparam a temperatura do organismo e controlam o apetite desenfreado.

Fat burners funcionam?

Os suplementos que prometem eliminar as gordurinhas viraram febre nas academias. Mas um levantamento da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, pontua que ainda faltam evidências sobre sua eficácia. "Muitos deles possuem hormônios que até aceleram o metabolismo, mas podem ter efeitos colaterais", diz o endocrinologista Renato Zilli, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo.


Doenças que pisam no freio metabólico

Algumas desordens boicotam o balanço energético e dificultam o emagrecimento. Fique de olho

Hipotireoidismo

O déficit na produção dos hormônios da tireoide faz todo o corpo trabalhar em ritmo preguiçoso. O metabolismo desacelera e, aí, o indivíduo tende a engordar. Felizmente, a reposição hormonal reverte o problema.

Constipação intestinal 

Esse distúrbio, mais comum em mulheres e idosos, pode ser indício de um gasto calórico abaixo da média e ainda piora o quadro porque estorva a absorção de nutrientes, entre eles os termogênicos.

Déficit de testosterona

A queda nas taxas do hormônio masculino corta um estímulo natural aos músculos, que são grandes consumidores de energia, e favorece o acúmulo de calorias na forma de gordura.

Males hepáticos


Quando o fígado sofre por causa do excesso de gordura ou da cirrose, ele perde parte da capacidade de produzir moléculas que aceleram as reações químicas do organismo e de disponibilizar glicose quando necessário.

anti gordura

É o tecido adiposo marrom, que vem sendo cada dia mais estudado como promessa no combate à obesidade. Diferentemente da gordura branca, que armazena energia, esse outro tipo utiliza calorias para manter a temperatura do corpo num estágio adequado. Como suas reservas são pequenas comparadas ao tecido branco, avaliam-se formas de intervir e aumentar sua concentração.