Estudo holandês diz que técnica é melhor que tomar apenas antibiótico. Bactéria resistente ‘Clostridium difficile’ causa diarreia, vômito e febre.


Um estudo holandês publicado esta semana é o primeiro a testar a eficácia de um transplante de fezes para tratar pacientes com infecção intestinal, em comparação com o uso de antibióticos normais. Os resultados aparecem na revista científica "The New England Journal of Medicine".

Os pesquisadores analisaram três grupos diferentes. O primeiro incluía 16 pessoas doentes – com diarreia causada pela bactéria Clostridium difficile – que receberam um antibiótico chamado vancomicina, lavagem intestinal e fezes de indivíduos normais, por meio de uma sonda que ia do nariz até o estômago ou o intestino delgado. Os outros dois grupos reuniam 13 voluntários cada – um tratado com vancomicina e lavagem, e o outro, apenas com o remédio.



No primeiro caso, 15 participantes ficaram livres do problema, e nos demais, três e quatro pessoas se curaram, respectivamente.
Segundo os autores, o transplante de fezes de um indivíduo saudável para outro com infecção intestinal grave pode reequilibrar rapidamente a flora bacteriana, o que muitas vezes não é controlado com antibióticos, já que a Clostridium difficile é bastante resistente.

De acordo com o coloproctologista Carlos Frederico Marques, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e do Hospital Sírio-Libanês, esse tratamento pode levar até dois ou três meses, e idosos são um grupo mais suscetível.

A técnica já foi usada em 500 pessoas em todo o mundo, como último recurso para combater esse tipo de infecção. Nela, a diarreia costuma ter longa duração – de cinco a dez dias –, o risco de recorrência é de 20% a 50% e a pessoa fica muito debilitada, com risco de desidratação pela perda de líquidos e, às vezes, vômitos e febre.

Segundo o jornal "The New York Times", 300 mil americanos ficam doentes em hospitais por ano em decorrência do Clostridium difficile e 14 mil morrem anualmente. Isso porque cepas cada vez mais tóxicas têm surgido, e os custos de tratamento ultrapassam os R$ 2 bilhões a cada ano.

O que não se sabe ainda é quais bactérias do intestino têm poderes "curativos", já que o órgão contém centenas ou até milhares de tipos de micro-organismos. Por essa razão, as fezes têm sido transplantadas praticamente intactas, apenas diluídas em líquido (como água salgada).

"O transplante ainda está em estudo, e não adianta só falar em eficácia, precisamos saber a segurança disso. Acho que a pesquisa deve ser vista com ânimo, mas também com cautela", diz Marques.
Infecção incomum



Segundo o coloproctologista Fábio Guilherme Campos, do Hospital Sírio-Libanês, a infecção por essa bactéria não é comum no Brasil – ele vê um ou dois casos por ano – e ocorre geralmente em ambiente hospitalar, quando o paciente é tratado com antibióticos, o que não precisa ser em altas doses ou por um período prolongado.

Isso porque os medicamentos matam os micro-organismos invasores, mas também aqueles que vivem e fazem bem ao corpo, como a Escherichia coli no intestino grosso, que protege a região dos ataques do Clostridium difficile.

"Essa é uma bactéria oportunista, capaz de viver sem oxigênio e sobreviver aos antibióticos. Ela, então, cresce de forma desordenada", explica Campos, que também é professor livre docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). O diagnóstico, de acordo com ele, é feito por um exame de fezes.

O médico diz que raramente esse quadro é grave. Portanto, fazer um transplante de fezes seria como "matar uma formiga com um tiro de canhão", em vez de simplesmente pisar em cima dela.

"Uma proposta melhor, mais fácil e efetiva seria usar probióticos, medicamentos em pó ou cápsulas que contêm bactérias fracas e modificadas, como os lactobacilos, para restabelecer o equilíbrio do intestino", afirma Campos.

Sobre a nova técnica, o coloproctologista acredita que ela não deva "pegar", por ser muito invasiva e oferecer risco de contaminação pela sonda, o que poderia piorar a situação.

"Apesar disso, muitas dessas pesquisas acabam servindo para tratar outras situações. Se ficar comprovado que o transplante consegue estabilizar a flora e recuperar a parede do intestino, tornando-a mais espessa, ele poderia ser usado, por exemplo, para impedir que bactérias fossem parar no sangue e causassem uma infecção generalizada", destaca Campos.

Paciente tratada

Uma das pacientes que já passaram por um transplante fecal é a americana Melissa Cabral, de 34 anos, que não participou do estudo holandês. Segundo "The New York Times", ela contraiu a bactéria Clostridium difficile em julho do ano passado, após tomar antibiótico para tratamento dentário.
A mulher teve crises frequentes de diarreia, vômito e febre alta, e acabou perdendo 12 quilos e seis meses de trabalho. 

Inicialmente, ela rejeitou a ideia de fazer um transplante de fezes, por sentir nojo, mas acabou ficando desesperada e testou o método em novembro. Em um dia, segundo Melissa, todos os sintomas desapareceram. 





A segunda-feira é conhecida mundialmente como o dia oficial para começar uma dieta. Confesse aqui no blog: você já começou uma dieta na segunda e, logo após, desistiu dela? Se a resposta para essa pergunta é sim, não se preocupe, você não está sozinha! É comum as pessoas decidirem perder peso mas não contarem com um plano de ação que realmente possa ser realizado. Pulamos o café da manhã, abrimos uma excessão no almoço e por aí vai.
Mas se realmente decidiu perder peso e agora é pra valer, leia essas 7 dicas para perder a barriga de vez!

1. Estabeleça metas específicas e praticáveis  
Se a ideia é emagrecer de forma duradoura e com saúde e não engordar rapidamente de novo causando mais uma vez o “efeito sanfona”, você precisa estabelecer metas específicas e praticáveis, metas que você realmente possa atingir para não causar mais uma frustração. Então, no lugar de colocar o foco em “perder peso”, foque nestas metas menores, mais saudáveis e viáveis. Assim você terá menores riscos de reencontrar os pesos que perdeu.
2. Tome café da manhã todos os dias  
Um dos maiores erros de quem quer perder ou manter o peso é pular o café da manhã. Nós brasileiros não temos o hábito de comer pela manhã. Mesmo que não sinta fome no começo, comer pela manhã acelera o metabolismo que estava em repouso no período de sono e com isso promove a queima de calorias.
O desjejum também reduz seu apetite para o almoço e aciona o seu compromisso diário para uma alimentação mais saudável. Tente começar com pequenas porções para se acostumar e misture carboidratos, proteínas e fibras. Assim você ganha energia rapidamente e maior sensação de saciedade.

3. Planeje sua alimentação  
“A vida requer planejamento”. Ou seja, prever o que você vai comer no café da manhã, lanches, almoço e jantar, durante a semana e nos fins de semana, para que tenha sempre alimentos saudáveis à mão. Quem organiza o seu dia alimentar têm muito menos chances de cair nas ciladas do regime. É comprovado que quando comemos em restaurante aumentam-se em até 93% as chances de exagerar nas refeições. Portanto, comer refeições saudáveis em casa pode ajudá-lo a manter o peso.   Armazene refeições pré-cozidas, legumes e frutas, para manter a praticidade e correr dos escapes alimentares.
4. Faça anotações do que se come  
Pessoas com hábito de manter diários alimentares perdem o dobro de peso das que não registram as suas refeições. Apenas o fato de anotar “atum empanado integral” ou “cheeseburger duplo” o ajudará a refletir sobre os seus hábitos alimentares e identificar seus pontos fracos.   Mesmo que você não consiga manter este diário alimentar por muito tempo, ele ainda poderá ser útil se feito por uns três dias (inclua pelo menos um fim de semana). Você encontrará as tais calorias ocultas e descobrirá descuidos em seus hábitos alimentares que contribuem para o ganho de peso.
5. Não permaneça em jejum prolongado  
Não fique mais do que 3-4 horas sem alimentar-se, não pule refeições. O simples fato de comer de três em três horas eleva a sua velocidade metabólica e consome maior nível de energia garantindo a perda de peso. “Comer para emagrecer”!
6. Não faça compulsões alimentares no fim do dia  
Você come direitinho durante o dia, mas ataca o chocolate e o pacote de biscoito à noite? As pessoas são mais ativas no começo do dia, mas, em vez de comer mais nesse período, deixam para abusar das calorias no jantar. Comer o suficiente nas refeições e nos lanches o dia todo estabiliza o apetite e evita desejos incontroláveis por comida à noite.

7. Faça atividade física  
A prática de atividade física regular aumenta os gastos calóricos e aceleram o metabolismo garantindo a queima de energia e a perda de peso.   A atividade física anaeróbica (musculação) favorece o aumento de massa muscular esquelética (MME) que consome maior quantidade de energia mesmo em repouso.
Até mais!

Antes    e   depois



Algumas regras que precisam ser seguidas a risca!!!!

* Beba em média 2 ou 3 litros de água por dia (NÃO DURANTE A REFEIÇÃO ESPERE A DIGESTÃO SENÃO NADA IRÁ ADIANTAR , UNS 30 MINUTOS DEPOIS);

* “Beliscar é o mesmo de comer, afinal você ira ingerir aquilo, não consuma nenhum tipo de doce nem fritura, nem refrigerante, mesmo que seja pouco você irá furar sua dieta e não conseguira nada com isso;

* Não coma e durma em seguida, isso é coisa de gente obesa..irá dificultar na sua digestão e você ficara com uma barriga flácida e “cheinha”;

* Escove sempre os dentes após a refeição. PORQUE?
Faz parte da higiene e você não ficara com vontade de uma sobremesa;

* Resista a tentação. Sempre ira aparecer alguma guloseima, lembre-se que o resultado é melhor que qualquer comida..

*Se você não resistir significa que você merece ser gordo(a), então nem adianta fazer a dieta.



HORÁRIOS QUE PRECISAM SER RESPEITADOS:

Café da Manhã – até as 10:00 (se não der, então não tome café)
Almoço – 12:00 até 14:00 (se não der, então não almoce)
Lanche – 16:00 até 17:00 ( se não der, não tome o lanche)
Jantar – 18:00 até 20:00 (se não der ,não jante)

A Dieta

1º DIA -

Café da manhã – 200 ml de Suco de Laranja Natural sem açúcar/3 bolachas de água e sal e 1 maçã
Almoço – 1 colher (sopa) de feijão e 1 filé de frango/ Salada – Tomate e alface (a gosto) (sem tempero, só sal se quiser)
Lanche – 1 Laranja
Jantar – 1 ou duas conchas de Caldo de Feijão e suco de Limão (sem açúcar)

2º DIA -

Café da manhã – 200 ml de Suco de Abacaxi Natural sem açúcar
Almoço – 1 Colher(sopa) de arroz e 1 de feijão/Salada – Tomate e alface (a gosto) (sem tempero, só sal se quiser)
Lanche – Mamão pequeno
Jantar – 1 ou duas conchas de Caldo de feijão e suco de Laranja (sem açúcar)

3º DIA -

Café da manhã– 1 xícara de Chá verde
Almoço- 1 Envelope de Vono (sopa de saquinho)
Lanche- 2 Fatias de Abacaxi
Jantar- 1 Colher(sopa) de Arroz e Salada Tomate, pepino e alface (a gosto) (sem tempero, só sal se quiser)

4º DIA -

Café da manhã– 1 xícara de Chá verde
Almoço- Salada – Tomate, pepino, e couve (a gosto) (sem tempero, só sal se quiser)
Lanche- 1 Limão e 1 Maçã (faça suco, ou como preferir)
Jantar- 1 Envelope de Vono (sopa de saquinho)

5º Dia -

Café da manhã– 2 xícaras de Chá verde
Almoço – 1 Colher(sopa) de Feijão com Batata média
Lanche – 1 Fatia de Abacaxi
Jantar – Salada – Tomate e alface (a gosto) (sem tempero, só sal se quiser)




Repita os cardápios depois de completado os 5 dias, com o jantar, essa não é igual a muitas por aí que mandam excluir o jantar. 

Essa dieta já é restrita demais para se excluir qualquer refeição! 

Beba bastante água , no minimo 2 litros por dia !

Fique longe das tentações, NÃO BELISQUE nada, isso engorda e não 
vai fazer você emagrecer .. se surgi a tentação FUJA e PENSE no resultado !

Os horários é a chave da dieta, é obrigatório respeitá-los.





Dicas que sempre deram certo

* Determine horários para suas refeições e nunca coma nada fora desses horários.

* Sempre fazer atividades físicas pelo menos uma caminha, pois ajuda bastante

* Tomar bastante água durante o dia, pois à noite você pode acordar e acabar atacando a geladeira.

* Nunca ficar muito tempo sem comer quando a fome atacar você pode comer a primeira guloseima que encontrar.

* Tomar um copo de água bem gelada antes das principais refeições isso evita comer muito.

* Tomar chás calmantes à noite, chás para acelerar o metabolismo durante o dia, sempre tomar chás digestivos como erva doce, e para desintoxicar e dar disposição para uma boa caminhada chã de carqueja.

* Uma dica importante é saber identificar vontade da fome porque muitas vezes pode ser ansiedade, mau humor ou qualquer um outro problema que pode ser a causa da vontade.

* Nunca tenha guloseima em casa uma verdadeira tentação, não ir pra rua com fome porque você esta exposta a centenas de guloseimas.

* Fixar data para começar e terminar sua dieta nunca troque seus alimentos saudáveis por um pedaço de bolo etc. pensando em compensar no dia seguinte.

* Não fique experimentando alimentos, isso abre caminho para comer outros alimentos, o resultado são algumas gramas no final do dia e você não sabe o porque.

* Antes do almoço comece pelas saladas.
Nunca da certo

* Ficar em jejum pensando que vai emagrecer rápido;

* Ficar sem fazer alguma coisa isso só aumenta o desejo pela comida e os resultados são lentos.

* Comer em excesso massas, frituras, sal, gorduras etc.

* Água morna com vinagre;

* Pesar-se todos os dias causa ansiedade e o ganho de peso é certo;

* Tomar líquidos durante e após as refeições.





"Rico em vitaminas, o morango ainda melhora a memória e combate o reumatismo"
Quanta saúde!

A produção brasileira está a todo vapor: os morangos da safra estão suculentos e com precinhos camaradas. Eis uma boa hora para tirar proveito dessa rica fonte de saúde. Além de ter vitaminas, o morango é a fruta que mais contém substâncias que combatem o envelhecimento da pele.
Além disso, pode ser um santo remédio contra o reumatismo. E mais: cada 100 gramas têm apenas 32 calorias. Ou seja, ele também é um prato cheio para quem está de dieta. Aproveite!

Ácido elágico: Evita danos nas células e reduz a ameaça de tumores nos órgãos da digestão.
Antocianina (dá cor à fruta): Age como antioxidante, prevenindo contra a arteriosclerose e o envelhecimento da pele.
Fibras: Controlam o colesterol, ajudam o intestino a funcionar bem e afastam o risco de diabetes.

Fisetina: Melhora a memória, porque estimula o cérebro.
Fósforo, magnésio e potássio: Trio de nutrientes fundamental para manter o bom funcionamento do sistema nervoso.
Pectina: Previne o câncer de próstata e a prisão de ventre.
Vitamina B5 (niacina): Protege contra reumatismo e problemas de pele.
Vitamina C: Fortalece os ossos, age contra infecções, cicatriza ferimentos e afasta gripes.

Preserve os nutrientes
Tente não picar: Quanto mais cortado for, maior o contato com o ar. Isso faz com que parte dos antioxidantes se percam.
Evite levar ao fogo : Boa parte da vitamina C some quando a fruta é cozida. Sugestão: use-a no fim do preparo (ou para decorar). 
Mantenha as vitaminas: Não bata os morangos por muito tempo no liquidificador, para obter mais benefícios à saúde.
Beba logo: Ao fazer um suco, tome-o assim que bater. Os nutrientes da fruta se perdem rapidamente na bebida.
Fique longe do veneno

Como nem tudo é perfeito, muitas vezes o morango contém agrotóxicos. Na hora da compra, prefira o produto com selo de certificação que garante a origem e os cuidados no cultivo. Observe também a cor: "Quanto mais vermelho, melhor. Isso indica que ele está maduro e que os pesticidas já perderam parte do efeito", ensina a nutricionista Daniela Jobst, de São Paulo.


Deixe os morangos de molho em uma solução de água com um punhado de bicarbonato de sódio. Lave e conserve na geladeira.


Laranja gato



Laranja - A laranja é uma fruta que no Brasil deveria ter decida preferência e largo uso, já por sua importância como alimento, já por seu valor medicinal. Depois da banana, a fruta mais procurada e apreciada pela espécie humana é a laranja.Existem muitas dezenas de espécies de laranja, sendo que as do Brasil - mormente as da Bahia, de São Paulo e do Rio- ocupam lugar de destaque nos mercados mundiais.


Utilidades Medicinais

Ácido úrico - Recomenda-se substituir refeições pela laranja, exclusivamente. Pode-se substituir o desjejum ou jantar, durante vários dias.
Apetite - Cerca de duas horas antes da refeição, recomenda-se chupar uma laranja do tipo seleta, bahia ou pera.



Asma - Proceder como indicado em ácido úrico . Na fase aguda recomenda-se tomar o suco morno, aos goles. 

Constipação intestinal - Recomenda-se chupar algumas laranjas por dia, e comer o bagaço, bem mastigado.Pose-se fazer uma refeição exclusiva de laranja, comendo-se o bagaço.

Estimulante da Digestão - Recomenda-se substituir, esporadicamente, uma refeição por laranja.



Diurese - Fazer refeições só de laranjas ou de seu suco, apresenta efeito notadamente diurético.

Dor-de-cabeça - Dores de cabeça precipitadas pela hipoglicemia e pelo esgotamento podem ser aliviadas chupando-se uma ou duas laranjas. O diabético só deve fazê-lo com permissão médica.

Gripe - Recomenda-se tomar suco de laranja entre as refeições, ou, simplesmente, chupá-la. Podem-se fazer refeições exclusivas de laranja.Ao deitar,tomar duas a quatro colheres de sopa do suco bem aquecido misturado com própolis.Para cada colher de sopa podem-se usar 10 gotas de própolis (solução a 30%).




Você sabia que o mamão contribui para sua saúde de diversas formas?

O mamão é uma das melhores frutas do mundo, tanto pelo seu valor nutritivo, como pelo seu poder medicinal.Um dos seus mais importantes princípios é a papaína, uma enzima reconhecida como superior à pepsina e muito usada para prestar alívio nos casos de indigestão aguda.Também tem efeitos benéficos sobre os tecidos vivos.O leite de mamão está tendo tantas e tão variadas aplicações nos Estados Unidos,que já existe nesse país uma florescente indústria destinada a colhê-lo, manipulá-lo e comercializá-lo.


Utilidades Medicinais



Acidose - Fazer refeições só de mamão. Mastigar algumas sementes.

Anginas - Cataplasma local com a polpa do mamão miúdo e ácido.


Bronquite - Proceder como indicado em rouquidão ou em gripe.

Calos - Aplicar no local o ¨leite¨do mamão, de preferência o leite¨das folhas.

Câncer - Comer em jejum, mastigando, cerca de 15 sementes de mamão. Após as refeições comer cerca de 10 sementes. Além deste, são necessários outros cuidados específicos.

Diurese - Recomenda-se fazer refeições exclusivas de mamão ou de suco de mamão. Comer, juntamente, algumas sementes.



Estômago, doença do - Recomenda-se usar mamão maduro em abundância, e fazer, esporadicamente, refeições exclusivas desta fruta. Mastigar umas 10 ou 15 sementes de mamão por dia.

Feridas - Aplicar no local o ¨leite¨extraído das folhas.

Fígado, doenças do - Mastigar umas 10 ou 15 sementes de mamão após o almoço.

Gripe - Infusão das flores do mamoeiro-macho com um pouco de mel. Tomar 2 a 3 xícaras por dia, mornas.



Laxante - Fazer refeições exclusivas de mamão, de preferência no desjejum> Comer, juntamente, algumas sementes.

Pele, para a beleza da, ou manchas e rugas da - Massagear diariamente a pele com mamão maduro.

Verrugas - Proceder como indicado em calos.








Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.
Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.
Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais de um tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma. Se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma.
Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástases).
    Classificação de células do câncer
Classificação de células do câncer
O que causa o câncer?
As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas. As causas externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Esses fatores causais podem interagir de várias formas, aumentando a probabilidade de transformações malignas nas células normais.

De todos os casos, 80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais. Alguns deles são bem conhecidos: o cigarro pode causar câncer de pulmão, a exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele, e alguns vírus podem causar leucemia. Outros estão em estudo, como alguns componentes dos alimentos que ingerimos, e muitos são ainda completamente desconhecidos.
O envelhecimento traz mudanças nas células que aumentam a sua suscetibilidade à transformação maligna. Isso, somado ao fato de as células das pessoas idosas terem sido expostas por mais tempo aos diferentes fatores de risco para câncer, explica em parte o porquê de o câncer ser mais freqüente nesses indivíduos.Os fatores de risco ambientais de câncer são denominados cancerígenos ou carcinógenos. Esses fatores atuam alterando a estrutura genética (DNA) das células.
O surgimento do câncer depende da intensidade e duração da exposição das células aos agentes causadores de câncer. Por exemplo, o risco de uma pessoa desenvolver câncer de pulmão é diretamente proporcional ao número de cigarros fumados por dia e ao número de anos que ela vem fumando.
Fatores de risco de natureza ambiental

Os fatores de risco de câncer podem ser encontrados no meio ambiente ou podem ser herdados. A maioria dos casos de câncer (80%) está relacionada ao meio ambiente, no qual encontramos um grande número de fatores de risco. Entende-se por ambiente o meio em geral (água, terra e ar), o ambiente ocupacional (indústrias químicas e afins) o ambiente de consumo (alimentos, medicamentos) o ambiente social e cultural (estilo e hábitos de vida).


As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os ‘hábitos’ e o ‘estilo de vida’ adotados pelas pessoas, podem determinar diferentes tipos de câncer.
TabagismoHábitos Alimentares
Alcoolismo
Hábitos Sexuais
Medicamentos
Fatores Ocupacionais
Radiação solar
HereditariedadeSão raros os casos de cânceres que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos, apesar de o fator genético exercer um importante papel na oncogênese. Um exemplo são os indivíduos portadores de retinoblastoma que, em 10% dos casos, apresentam história familiar deste tumor.
Alguns tipos de câncer de mama, estômago e intestino parecem ter um forte componente familiar, embora não se possa afastar a hipótese de exposição dos membros da família a uma causa comum. Determinados grupos étnicos parecem estar protegidos de certos tipos de câncer: a leucemia linfocítica é rara em orientais, e o sarcoma de Ewing é muito raro em negros.
10 dicas para a redução dos fatores de risco

                                


Como surge o câncer?

As células que constituem os animais são formadas por três partes: a membrana celular, que é a parte mais externa; o citoplasma (o corpo da célula); e o núcleo, que contêm os cromossomas, que, por sua vez, são compostos de genes. Os genes são arquivos que guardam e fornecem instruções para a organização das estruturas, formas e atividades das células no organismo. Toda a informação genética encontra-se inscrita nos genes, numa “memória química” – o ácido desoxirribonucleico (DNA). É através do DNA que os cromossomas passam as informações para o funcionamento da célula.
Uma célula normal pode sofrer alterações no DNA dos genes. É o que chamamos mutação genética. As células cujo material genético foi alterado passam a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados protooncogenes, que a princípio são inativos em células normais. Quando ativados, os protooncogenes transformam-se em oncogenes, responsáveis pela malignização (cancerização) das células normais. Essas células diferentes são denominadas cancerosas.