Trabalhe os ombros e ganhe força

Unknown | domingo, janeiro 20, 2013 | 0 comentários







Movimentos de elevação frontal e lateral 

protegem contra lesões


Tudo por uma bela envergadura. Exercícios para desenvolver o trapézio (costas), os bicípites(braços) e o peitoral estão entre os queridinhos nas academias se o objetivo é definir músculos e aumentar a força . Mas e os ombros? Você já pensou na importância de trabalhar essa parte do corpo?


"Trabalhar os ombros é essencial para quem deseja obter um visual harmonioso. Ao realizar exercícios específicos de fortalecimento para essa região, o aluno protege o corpo de problemas como bursite, distensões, luxações e contraturas musculares, além de garantir mais força", explica o fisioterapeuta Joel La Banca, ortopedista do Hospital Bandeirantes.

Com a intenção de hipertrofiar a musculatura, muitas pessoas costumam focar em exercícios para o bicípites e para o trapézio, atitude que pode sobrecarregar os ombros e ocasionar em sérias lesões. "Para aumentar a resistência e a força muscular é necessário trabalhar todo um grupo de músculos. Caso contrário, as lesões vão acontecer. Isso acontece porque um grupo aguenta o peso, e o outro não", explica.



Dedique um tempo para eles
As séries que oferecem mais resultados quando o assunto é garantir ombros fortes e que ajudam a manter uma bela postura são simples, mas não podem ficar de fora do programa. Na hora de realizar movimentos direcionados para os ombros, alguns cuidados posturais são necessários a fim de evitar distensões e luxações. Pesos exagerados também são um problema. "Sempre converse com um personal antes de começar o exercício para respeitar os limites do corpo", explica o especialista. 

Entre os exercícios mais eficientes para fortificar os ombros estão a elevação lateral (com pesos nas mãos, deve-se levantar os dois braços, simultaneamente, na lateral do corpo até a altura dos ombros) e a elevação frontal (com os braços para frente, e segurando pesos nas mãos, deve-se subir até a altura dos ombros e descer até encostar no corpo). 



As lesões de ombros são bem comuns para quem pratica exercícios físicos, e elas acontecem pela postura errada e pelo excesso de peso na hora das atividades. "Muitas vezes, a lesão acontece e a pessoa demorar para perceber a sua gravidade, por isso nos casos de dores que persistem por mais de três dias deve-se procurar um especialista", afirma o ortopedista do Hospital Bandeirantes. 

Os ombros, assim como a coluna , sugerem diversos problemas ortopédicos. De acordo com o Joel La Banca, existem tratamentos específicos para cuidar de lesões nos ombros. "Exames como ultrassonografias, radiografias ou ressonância magnética detectam o que há de errado nessa região. As sessões de fisioterapia e, nos casos mais graves, pequenas cirurgias resolvem os problemas."

Category:

0 comentários