Plaquetas Baixas – Causas e Tratamento

Unknown | segunda-feira, janeiro 21, 2013 | 3 comentários







Plaquetas, ou também conhecidas como trombócitos, são células características do sangue, cuja formação acontece na medula óssea. Sua função básica é auxiliar no processo de coagulação sanguínea.
Quando ocorre uma lesão que provoca hemorragia, as plaquetas se agrupam no local desta lesão para que haja um bloqueio da saída de sangue dos vasos sanguíneos até que o organismo inicie o processo de reparo da lesão. Com isso, graças às plaquetas, perdemos pouco sangue até que o organismo tenha tempo de reparar a lesão.
No sangue de uma pessoa em condições normais de saúde, deve ser encontrado um número entre 150.000 e 400.000 plaquetas por ml. Se o número de plaquetas estiver abaixo destes valores, condição chamada de trombocitopenia, podem ocorrer problemas de coagulação e devem ser investigadas as causas.

Um exame de sangue que apresente Plaquetas Baixas, ou seja, um número de plaquetas abaixo do considerado normal, pode significar várias situações como a condição genética ou a adquirida pela manifestação de doenças auto-imunes, o uso de medicamentos, o câncer, a anemia devido à baixa produção de células sanguíneas na medula óssea, a formação de pequenos coágulos que podem esgotar os elementos da coagulação sanguínea, incluindo as plaquetas ou a doenças virais e a infecções.

Sintomas das Plaquetas Baixas

Os sintomas da contagem baixa de plaquetas dependem do grau de redução de plaquetas. Se forem encontrados valores menores do que os normais, porém maiores do que 50.000 plaquetas por ml, não é possível perceber qualquer sintoma.
Contagem entre 30.000 e 50.000 plaquetas por ml pode ocasionar o surgimento de púrpuras, que são manchas avermelhadas pela pele, provocadas pela maior perda de sangue em lesões, já que não há plaquetas o suficiente para auxiliar no processo de coagulação sanguínea.
Abaixo das 30.000 plaquetas por ml começam a ocorrer sangramentos espontâneos, o que passa a ser bastante perigoso quando o número de plaquetas abaixa para menos do que 10.000 por ml. Além da púrpura, outros sinais que as Plaquetas Baixas podem apresentar são sangramentos em locais específicos como gengivas, nariz e boca, além de eventuais perdas de sangue nas fezes e na urina.

Tratamento para as Plaquetas Baixas



A princípio, é preciso tratar as causas do número baixo de plaquetas no sangue, evitando-se medicamentos como aspirina e anti-inflamatórios. Posteriormente, é preciso acompanhar por um período se as plaquetas continuam baixas. Só é indicado o uso de drogas para o aumento no número de plaquetas se estas estiverem abaixo de 30.000 por ml ou em casos de sangramentos graves.
Pode acontecer de o número de plaquetas não chegar ao normal e, dessa forma, se estiver acima dos 50.000 por ml é preciso acompanhamento freqüente e evitar atividades que possam causar lesões e sangramentos. Em casos graves de Plaquetas Baixas por um tempo prolongado, pode ser indicada a retirada do baço.

    Category:

    3 comentários:

    1. Fui diagnosticada com purpura a um ano, como não tive sucesso com as medicações , quando feito os desmame elas voltam a cair... Fiz todos os exames incluindo de medula óssea, e depois parti para a retirada do baço. Minha cirurgia de esplectomia "retirada do baço" foi um fracasso hoje continuo com a medicação de prednisona. Estou tentando ainda encontrar a causa...Se alguém souber de algo para me ajudar sair da prednisona já que no Brasil n ão existe estudos e a saúde ignora a purpura assim como de costume outras doenças também. naraventos@gmail.com..... Deveríamos nos reunir, pedir mais atenção para a purpura ate por parte de alguns profissionais da saúde....Obrigada

      ResponderExcluir
    2. Olá Dr. Carlos Alberto, Moro no Rio de Janeiro, tenho 70 anos, sempre fui sadio. Sou militar da reserva. Deuns tempos para cá fui acometido
      uns desmaios. fui ao neorologista que me receitou DEPACOTE, estou fasendo essa medicação a oito mesaes. Acontece que descobri, num hemograma, qu minhas plaquetas estavam em 85.000 mm3; um mês depois
      95.000 mm3; Numa nova ida ao médico, 104mm3, e ontem Dia 13/03/15,
      novo exame (hemograma), 83.000mm3, de contagem. Isto quer dizer que estou com Plaquetopenia ? Com causa provável na medicação ? ou meu baço está comprometido. Tenho consulta marcada com meu Neurologista
      no dia 20/03/15. O que o Senhor Dr. Carlos Alberto me aconselha.
      Na bula do remédio DEPACOTE ER.(DIVALPROATO DE sódio 500) Diz nas con
      tra indicações; que pode causar a baixa de PLAQUETAS. Corro o risco
      de uma intervenção cirúrgica? meu baço está sendo comprometido?
      Obrigado por ler minha mensagem. Saudações.

      ResponderExcluir