Remédio caseiro para azia

Um remédio caseiro para azia, simples mas muito eficiente é nunca beber água no momento da azia ou qualquer líquido para aliviar a queimação mas sim um pedaço de pão ou bolacha de água e sal.
Coloque também um calço de 3 cm na cabeceira da cama para evitar o refluxo durante a noite.
A azia é consequência do contato do suco gástrico com a mucosa do esôfago, por isso independente da causa da azia, a sensação de queimação pode ser aliviada empurrando novamente o conteúdo ácido do estômago que refluiu.

Sintomas de azia

A azia, também chamada de pirose, é um desconforto que comummente aparece após uma refeição. Os sintomas de azia são:
  • Ardor/queimação na região que vai da garganta até o estômago,
  • Refluxo de comida,
  • Sensação de estômago cheio ou pesado,
  • Gosto ruim na boca.
Para tratar a azia evite alimentos muito ácido e gordurosos. Não se deve também beber nada durante uma refeição.  Mas se o problema persistir,pode-se tomar uma dose de sal de frutas.

Solução natural para azia

Uma solução natural para a azia é o bicarbonato de sódio.
Coloque uma colher de café de bicarbonato de sódio em um copo com 100 ml de água e beba sempre que sentir  a sensação de queimação no esôfago.
Para prevenir a azia procure evitar a ingestão de sucos cítricos, produtos com tomate, alimentos muito condimentados ou fritos.

Azia hereditária

Não se pode afirmar que a azia seja hereditária, embora seja comum ser queixa de mais do que um membro da mesma família.
Os comportamentos relacionados com o estilo de vida são de acordo com muitos estudos responsáveis pelo aparecimento da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).
Os hábitos quando repetidos pelos membros de uma mesma família podem fazer com que manifestem o mesmo sintoma a azia. Fatores como:
  • refeições ingeridas rapidamente e acompanhadas de grandes quantidades de líquidos,
  • alimentos muito condimentados
  • alimentos gordurosos
  • obesidade
Estes listados acima são alguns dos comportamentos que geralmente são repetidos por membros de uma mesma família e determinam o desenvolvimento da azia.

Como evitar a azia na gravidez

Para evitar a azia na gravidez, coma em pequenas quantidades de alimentos com frequência para que o estômago não fique muito cheio e evite deitar-se depois de comer, porque a posição horizontal favorece o refluxo.
Se a azia é muito intensa à noite, deite-se na cama com  a parte superior do corpo mais levantada, modifique a cabeceira da sua cama colocando um pedaço de madeira nos pés ou simplesmente durma com um travesseiro mais alto.
Beba leite várias vezes ao dia e evite café, limonada, cebola, alho, doces e as comidas indigestas.

Tratamento caseiro para azia

Um excelente tratamento caseiro para a azia é a erva doce e a hortelã.
Num copo amasse 2 colheres de sopa de erva doce e 2 colheres de sopa de folhas de hortelã com o cabo de uma colher até formar uma pasta.
Acrescente meia chávena de mel e deixe descansar na geladeira por 6 horas. Coe e tome 1 colher de sopa 3 vezes por dia.
Contra indicações: Pessoas com úlcera gástrica, bebês e crianças.

Alimentação para evitar azia

O tratamento dietético auxilia na redução dos sintomas da azia.
A escolha dos alimentos corretos é o passo mais importante reduzir o desconforto causado, por isso, evitar o álcool, alimentos com cafeína(chocolate, café, chá preto), alimentos com alto conteúdo de gordura (fritos, azeite, manteiga, carnes gordas, molhos de tomate, etc.), além do tomate, laranja, uva, pimenta, especiarias e alimentos condimentados.
Faça também pequenas refeições ao longo do dia, evite refeições muito volumosas, mantenha o peso controlado e evite  alimentos muito quentes ou muito frios.
Nunca deite após as refeições principalmente se for uma refeição líquida.

Remédio caseiro para sinusite

Um excelente remédio para a sinusite são  inalações de vapor com camomila, duas a três vezes por dia produzem um alívio rápido em gripes, resfriados, congestões nasais, e sinusites frontais.
Coloque 6 colheres de chá de flores numa taça com 1 a 2 litros de água fervendo. Coloque então o rosto sobre a taça e cubra a cabeça com uma toalha ou lençol.
É importante respirar o vapor o mais profundamente possível durante 10 minutos no mínimo.

Inalação para sinusite

Para fazer uma solução natural de inalação para sinusite, adicione em 2 litros de água fervente 5 gotas de óleo essencial de eucalipto e 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta.
Coloque uma toalha em cima da cabeça e aproxime o rosto do recipiente onde está a água quente com os óleos essenciais. É importante assegurar que a toalha sela a saída do vapor que deve ser inspirado por 10 minutos no mínimo. Esta inalação deve ser repetida 2 vezes por dia para aliviar rapidamente os sintomas.
A inalação de vapores quentes solta o catarro que congestiona os seios perinasais eliminado assim também os micro-organismos que aumentam os sintomas e a gravidade da sinusite.

Solução natural para a sinusite

Uma ótima solução natural e caseira para a sinusite é limpeza do nariz com água morna com sal. Basta misturar 1 copo de 200 ml de água mineral morna com meia colher de sal de cozinha.
Com o auxílio de um conta gotas jogue essa solução no nariz, respire e deixe-a chegar a garganta, em seguida cuspa a solução. Não engula a água pois ela estará suja e cheia de secreção. Repita esse procedimento até acabar a água do copo por 3 vezes ao dia enquanto estiver em crise de sinusite.
Aos poucos este remédio caseiro irá dissolver a secreção presa nos seios nasais facilitando a respiração e diminuindo as dores.

Remédio natural para sinusite

Um excelente remédio natural para a sinusite são as folhas da hortelã. Faça um chá forte com algumas folhas de hortelã, e coe a seguir.
Espere amornar e despeje o chá no liquidificador com 1 colher de espinafre e 1 copo de água de coco e bata por alguns minutos.
Coe o remédio e acrescente 1 colher de mel de abelhas e beba a seguir. Deve ser ingerido 1 copo por dia, logo após o seu preparo.

Sintomas de sinusite

Os sintomas de sinusite incluem:
  • Dor de cabeça logo pela manhã
  • Dor na parte da frente do rosto, acima do nariz
  • Dor de dente ou no maxilar superior ocasionada pela infecção
  • Região ao redor dos olhos inchada
  • Dor nos olhos
  • Nariz entupido
  • Dor no ouvido, pescoço e no topo da cabeça
  • Febre
  • Cansaço
  • Rinite
  • Congestão nasal
 Sinusite crônica

A sinusite é uma doença respiratória que pode tornar-se crônica se não for devidamente tratada. Ela é caracterizada por uma dor nos seios paranasais e pela saída de um líquido purulento amarelo-esverdeado e muitas vezes mau cheiroso que sai pelo nariz, sempre acompanhada de muita dor de cabeça e nos olhos.
As causas mais comuns de sinusite são a rinite alérgica e as alergias respiratórias. Se ela não for devidamente tratada pode desencadear ainda problemas mais graves como bronquite, otite, abscesso cerebral e até mesmo a cegueira.
Alguns exames capazes de identificar a sinusite são: tomografia computadorizada, raio-x da face, e a ressonância magnética. Todos eles auxiliados pela história clínica do indivíduo.





O início do verão geralmente vem acompanhado de medidas radicais para
eliminar os quilinhos a mais e não fazer feio no biquíni. E nesse momento os shakes emagrecedores surgem como uma das alternativas mais populares para a perda de peso rápida em dietas emergenciais. Segundo Bruna Murtha, nutricionista da Mundo Verde, esses produtos podem de fato auxiliar no emagrecimento, pois possuem valor calórico menor do que uma refeição normal. Porém, o consumidor deve escolher bem o produto. Os aditivos químicos, como corantes e adoçantes, contém toxinas que causam inflamações dificultando o emagrecimento e manutenção do peso, explica Flávia Cyfer, nutricionista parceira do site de alimentos orgânicos Organomix 





Uma gota de água pode ser pequena em tamanho, mas é capaz de fazer um grande estrago no ouvido. No verão, o perigo de uma inflamação é ainda      maior, pois as pessoas tomam mais banhos e mergulham com mais frequência no mar ou na piscina.

Muita gente apela para os pulinhos, batidas na lateral da cabeça e álcool. Mas essas medidas só devem ser tomadas se não houver infecção, pois podem piorar ainda mais a otite e até atingir a região sensível do tímpano, prejudicando a audição.
Portanto, o álcool (uma gota em algodão ou conta-gotas) deve ser usado – junto com movimentos de vaivém da cabeça – desde que a região esteja só com água, sem dor.
Ouvido valendo (Foto: Arte/G1)
Para prevenir a dor de ouvido, que é uma das mais fortes do corpo humano (perde apenas para o parto e a cólica renal), é preciso tomar alguns cuidados que vão além da água.
Isso porque um pouco de tintura de cabelo no ouvido, amamentação com o bebê deitado ou um piercing na cartilagem da orelha também pode desencadear o problema, principalmente se a pessoa tiver uma maior propensão.
Um sinal de que há infecção é a secreção no ouvido, que pode ser escura ou amarelada. Se essa secreção tiver sangue, alerta máximo.
Não use hastes flexíveis dentro do ouvido: elas servem apenas para limpar a parte externa, e não devem ser introduzidas no canal auditivo, que tem cerca de 3 cm.
OTITE 2 (Foto: Arte/G1)
A cera protege e hidrata o ouvido, por isso não a retire. Coceira é geralmente sinal de falta de cera. Já o excesso – que pode aumentar o risco de infecções, por ser um ambiente quente e úmido – deve ser removido por um médico, não em farmácias.


A imunização contra a bactéria pneumococo começou a ser oferecida pelo Ministério da Saúde no ano passado e agora está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). São necessárias quatro doses: aos 2 meses, aos 4, aos 6 e ao completar 1 ano de idade.Segundo a otorrinolaringologista Tanit Sanchez e a pediatra Ana Escobar, tomar leite materno e a vacina contra pneumonia na infância ajudam a evitar a doença.

No caso do aleitamento, o canal que comunica a boca e o ouvido da criança é mais reto que no adulto, o que facilita a descida do leite. Por isso, é preciso evitar amamentar ou dar mamadeira para o bebê com a cabeça voltada para baixo, pois o leite pode escapar para a tuba auditiva e favorecer infecções.




Atitudes práticas e simples são importantes para se proteger e proteger também parentes e amigos com a chegada do fim do ano. Pequenos acidentes do dia a dia são bastante comuns nessa época que as pessoas costumam ir à praia ou à piscina, principalmente, as queimaduras de sol, água no ouvido e areia nos olhos.
Por isso, é importante saber como agir nesses casos para minimizar os efeitos causados por essas situações. Com o verão e o calor intenso, muitas pessoas acabam sofrendo com as queimaduras de sol. Nesses casos, a pele deve ser hidratada com um creme ou uma loção pós-sol. Fora isso, a dica é escolher roupas leves e tomar banhos mornos ou frios para evitar dores.

Caso a queimadura faça uma bolha, é importante não estourá-la e procurar um médico porque isso já é sinal de um ferimento mais grave, de segundo grau. Outro problema comum nas piscinas é a água no ouvido, principalmente entre as crianças. A dica, nesse caso, é pingar duas gotinhas de álcool a 70% no ouvido entupido, contar até 20 e dar pequenos pulos para ajudar a desentupir.

O álcool é bom porque elimina as bactérias, esteriliza o local e esquenta, fazendo com que a água evapore. Caso isso não funcione, é importante procurar um médico para avaliar se não é uma otite externa. Na praia, pode acontecer também de aparecerem ciscos ou areia nos olhos – para retirá-los, é recomendado lavar imediatamente com soro fisiológico ou água corrente; nunca tentar tirar, soprar ou coçar.

Torções e topadas também são bastante comuns e a recomendação para essas duas situações é a mesma: colocar gelo e tomar analgésico.
No caso da torção, vale avaliar se a pessoa consegue ou não andar; caso consiga, ela pode continuar a vida e procurar um médico caso volte a doer; caso não consiga colocar o pé no chão, é preciso ir a um especialista após o uso do gelo e do analgésico.
A topada, se vier acompanhada de um corte, deve ter cuidados ainda maiores. Os cortes pequenos devem ser lavados com água corrente fria e, se o ferimento estiver sujo, também com sabão.

O gelo também uma medida de primeiro socorro para o caso de nariz sangrando. Geralmente, isso acontece porque um vaso rompeu dentro do nariz e a pessoa deve ficar sentada ou em pé, para evitar que a pressão nesse vaso aumente. Além do gelo, é indicado também o uso de um pouco de gaze ou algodão para tampar a narina e estancar o sangue.

Para os adultos, é também preciso cuidado com a ressaca. No dia seguinte ao uso de bebidas alcoólicas, é ideal se hidratar e, se for o caso, tomar um analgésico para dor de cabeça. Fora isso, é importante ingerir alimentos leves e ter uma boa noite de sono. Dessa maneira, é possível aproveitar o fim do ano sem se preocupar com possíveis acidentes e incômodos que podem atrapalhar os dias de folga.


Nos dias de forte calor, o desejo de ingerir bebidas para refrescar-se só aumenta, assim como a vontade de ter o corpo cheio de curvas para exibir na praia. Uma boa maneira de garantir o frescor e cuidar do corpo ao mesmo tempo é apostar em sucos ortomoleculares. Devido à combinação de ingredientes, eles melhoram o metabolismo, ajudando o emagrecimento, além de reparar a pele.  
 
Ramo que restabelece o equilíbrio químico do organismo, a medicina ortomolecular reordena as moléculas por meio de vitaminas, minerais, e aminoácidos, combatendo os radicais livres. Por isso, sucos feitos em casa com tomate, abacaxi ou maracujá deixam o corpo enxuto e radiante. 
 
Aprenda três receitas, a seguir, e faça em casa, especialmente nos dias mais quentes. Recomenda-se que os sucos sejam tomados três vezes ao dia para que deem resultados. 
 
Suco de tomate
 
Ingredientes 
Uma xícara (de chá) de suco de tomate
Uma colher (de chá) de suco de limão
Uma colher (de chá) de salsa picada
Molho de pimenta a gosto
 
Modo de preparo 
Misture todos os ingredientes e coe numa peneira grossa. 
 
Fonte de cálcio, vitamina C e ferro, o suco melhora os ânimos e diminui as chances de trair a dieta. Ele ainda tem três vezes menos calorias que uma lata de refrigerante e ajuda a obter a água necessária para o bom funcionamento do corpo. Com isso, elimina a água acumulada indevidamente, o que representa redução nas medidas. “As fibras ajudam a metabolizar lentamente o suco, por isso é melhor sempre usar tomates orgânicos”, explica Clement Hajian, especialista em terapia ortomolecular. 
 
Suco de abacaxi com hortelã
 
Ingredientes 
Um abacaxi descascado e cortado em cubinhos
Meio maço de hortelã
Cubos de gelo 
Adoçar a gosto
 
Modo de preparo 
No liquidificador, bata os ingredientes. 
 
O mix de abacaxi com hortelã é rico em vitaminas A, B1, B6 e C, além de fibras e sais minerais. Juntas, as substâncias têm ação diurética - perfeita para quem retém muito líquido. Elas ainda auxiliam na digestão, refletindo no emagrecimento. 
 
Suco de maracujá
 
Ingredientes 
Três maracujás
Doze xícaras e meia (de chá) de água 
Adoçar a gosto
 
Modo de preparo 
Bata os ingredientes com auxílio do liquidificador. 
 
A combinação de nutrientes da polpa da fruta tem propriedade antioxidante, que melhora o funcionamento do metabolismo. Fonte de vitaminas A, o suco também hidrata a pele. 




1)Agrião: Seu principal nutriente é o cálcio, indispensável para manter os ossos e músculos fortes. Para você ter um ideia, 100 gramas de agrião ( 1 prato de sobremesa) correspondem a 90% das suas necessidades diárias desse mineral. Além disso é rico em fósforo, fibras, betacaroteno e vitamina C.


2)Cenoura: Sua principal riqueza é o betacaroteno. Essa vitamina é antioxidante - o que faz da cenoura uma arma poderosa contra o envelhecimento. Além disso, esse vegetal tem muito cálcio e fósforo (bom para os ossos e contrações musculares), vitamina B1 (boa para o coração, sistema nervoso e músculos), B2 (boa para pele, olhos e ajuda na utilização de proteínas) e pectina, uma fibra alimentar que combate o colesterol. Já foi comprovado cientificamente que a cenoura previne alguns tipos de canceres. A grande vantagem é que ela pode ser consumida de 1001 maneiras.



3)Champignon: Ele dá um toque especial a qualquer prato. É gostoso, fácil de preparar, dura bastante,  tem muito fósforo, fibras e - o que é melhor - pouquíssimas calorias. Por isso, o champignon ajuda a perder ou manter o peso. O ideal é comprá-los frescos e fazer a conserva em casa, fervendo os cogumelos por alguns minutos e adicionar um pouquinho de sal na água antes de guardar na geladeira.



4)Espinafre: Em geral, quanto mais intensamente verde é uma folha, melhor para a sua saúde. Isso porque  a cor é uma indicação da quantidade de betacaroteno e fibras do vegetal. Nesse aspecto, o espinafre é o campeão da turma! Além disso tem muito cálcio, ferro e pouquíssimas calorias. Você só precisa tomar cuidado com os molhos gordurosos...



5)Gengibre: Por que um alimento tão exótico como esse não pode faltar na sua geladeira?
Simples: um pouquinho de gengibre, todos os dias, aumenta a resistência do organismo e, principalmente, "limpa" as artérias, mandando o colesterol embora. Você pode usar essa raiz como tempero, chá ou ao natural. Ai é só ralar o gengibre cru e colocá-lo na salada.



6)Iogurte: Como o leite, tem muito cálcio, fósforo, vitamina A (faz bem para os olhos, pele, cabelos e dentes) e B2. A grande vantagem é que o iogurte tem uma bactéria boazinha (chamada lactobacilus bifidus) que faz bem para o intestino e ajuda na absorção da vitamina K (responsável pela coagulação do sangue).



7)Laranja: Essa fruta tem muita vitamina C. E a vitamina C é o máximo: aumenta a resistência às doenças, ajuda na absorção do ferro (importantíssimo na oxigenação das células), participa da fabricação do colágeno (indispensável para ter uma pele firme) e ainda age como antioxidante, prevenindo o envelhecimento. A laranja também é rica em potássio ( que controla os impulsos nervosos e contrações musculares). Para completar o bagaço tem fibras e a parte branca da casca é riquíssima em pectina (que combate o colesterol). você pode aproveitá-los em sucos ou até ao natural.



8)Mamão: Poucas calorias, nenhuma gordura, muitas fibras e boas doses de vitamina C e betacaroteno. Assim é o raio X nutricional do mamão. Por isso, essa deliciosa fruta tropical é ótima para combater o colesterol, o envelhecimento e equilibrar os intestinos, além de afastar as doenças. Meio mamão papaia contém metade de toda a vitamina C que você precisa por dia.



9)Pão Integral: Pão é energia pura! Riquíssimo em carboidrato (um dos principais combustíveis do organismo), o pão integral ainda tem outras vantagens: possui pequenas doses de quase todos os minerais, vitaminas (principalmente E e o complexo B) e suas fibras são ótimas para equilibrar o funcionamento dos intestinos. Mesmo durante as dietas, é um erro tirá-lo da sua mesa.



10)Peixe: Como todas as carnes, tem muita proteína (o elemento que constrói e repara todos os tecidos do seu corpo). Mas só ele tem também o ácido eicosapentanóico - também conhecido por EPA - uma substância de nome complicadíssimo que previne doenças cardio vasculares. Outra vantagem: o peixe possui muito menos gordura (e calorias!) que a carne vermelha. Para completar também é rico em cálcio e fósforo (importante para armazenar energia). 



Para acompanhar estes superalimentos e, ter uma vida mais saudável, evite tomar refrigerantes. Não há nada melhor que água! Para variar, se possível prefira água-de-coco e os sucos naturais de frutas.



Não vá pensar, que estes alimentos sozinhos, são suficientes para compor a sua dieta (necessidades diárias de vitaminas e minerais). Se possível, procure comer cerca de 30 tipos de alimentos por dia. Parece loucura isso, mas, o nosso organismo precisa de muitas vitaminas e minerais. Muito mais do que você imagina.



Você copiou esta lista, foi ao supermercado e não encontrou algum item? Não se preocupe: você poderá fazer algumas substituições. Essas substituições, serão muito uteis também, quando você quiser variar o cardápio.


  •  Agrião troque por Escarola.
  • Cenoura troque por Abóbora.
  • Espinafre troque por Couve.
  • Gengibre troque por Alho.
  • Iogurte troque por Coalhada, Leite, Queijo branco ou ricota.
  • Laranja troque por Limão.
  • Mamão troque por Manga.
  • Pão Integral troque por Arroz Integral.
  • Peixe troque por Peru.



Festa é tudo de bom, muita comida, muita bebida (muita bebida), mas e no dia seguinte quando vem àquele mal estar, aquele tradicional gosto de cabo de guarda chuva,a sensação que a cabeça vai estourar, você sabe né, pois é, isso é a tradicional ressaca.
Quando você ingeri álcool ele vai direto para o fígado onde é metabolizado., chegando  finalmente no cérebro. O médicos relatam  quem  as bebidas alcoólicas provocam muita secreção gástrica e irritação no fígado, daí aquela queimação terrível e as náuseas. “Além do mais, ocorre um tipo de inchamento na cabeça, o que produz dores terríveis”.
Abaixo algumas dicas muito legais para você combater esse mal do dia seguinte.

          DICAS PARA CURAR RESSACA


Antes
É interessante que todo individuo antes de começar a beber esteja alimentado com uma refeição leve ou então uma colher de azeite que ajuda a reduzir a absorção do álcool pelo estômago.
Durante
Lembre-se que quando você bebe existe o amanhã, portanto, vá com calma, matar a sede com cerveja não dá certo, beba com moderação, comeu antes? Legal, mas não é por isso que você deve ficar só nos bebes, coma petiscos enquanto você ingere a bebida também.
Depois
A melhor coisa a fazer é descansar, o repouso é fundamental juntamente com uma boa refeição para você repor as suas energias.
Beba muita água, essa é a melhor bebida que existe, então beba bastante, ela ajuda o corpo a eliminar o álcool do sangue.
Um banho frio é muito bom para ativar a circulação sanguínea.
Para a dor de cabeça, nada de ácido acetilsalicílico (como por exemplo a  aspirina). A mucosa do estômago já está bastante irritada. Os que contêm paracetamol ou dipirona são menos prejudiciais.
O tradicional café é muito bom, desde que consumido com moderação, lembre-se que alta dose de café pode causar gastrite.
É interessante saber também que esses medicamentos que indica que você deve tomar um comprimido antes e outro depois somente reduzem a sensação de mal estar.
Chupar uma bala que melhora? Bom realmente a taxa de glicose diminui com o uso da bebida, mas é só raciocinar, o sujeito passou o dia anterior bebendo  até dizer chega, uma bala resolve? Claro que não, a quantidade  de glicose que existe nessa bala é praticamente nula.
Bom o melhor mesmo é você beber com moderação, o mundo não acaba no dia seguinte, e se beber não diriga e  Boas Festas !!







"Desejaria ter ficado mais com meus amigos" é um dos cincos lamentos mais comuns dos que estão para morrer segundo a enfermeira australiana Bronnie Ware. A sensação de que se "perdeu tempo" por não desfrutar da amizade é frequente.

Divulgação

Autora apresenta lições de vida em relatos de pacientes terminais
Por falta de tempo ou pela distância, o afastamento de amigos parece inevitável. No cotidiano, o enfraquecimento dos laços de amizade pode até não ser notado. Porém, a proximidade da morte mostra o quanto esse relacionamento é importante.

Alguns dos pacientes gostariam de voltar no tempo para poder ter longas conversas e estar na companhia de um amigo --mesmo que fosse para assistir um filme em silêncio ou ouvir música.

"Sinto falta de meus amigos, acima de tudo", contou uma paciente. "Eu desejaria não ter perdido o contato com eles. Você imagina que seus amigos sempre estarão por perto. Mas a vida muda e, de repente, você se descobre sem ninguém neste mundo que lhe entenda ou saiba qualquer coisa de sua história".

Com a intenção de expor ao mundo as lições que aprendeu prestando cuidados paliativos a pacientes terminais, Ware reuniu 17 relatos no livro "Antes de Partir".

A publicação nasceu de um artigo escrito pela enfermeira, "Os Cinco Principais Lamentos dos que Vão Morrer". O texto, em poucos meses, ultrapassou 1 milhão de acessos. Para preservar a privacidade de amigos e parentes, os nomes foram alterados. Na introdução, a autora agradece as lições de vida que aprendeu nesse trabalho.

O volume é dividido em cinco lamentos: "Desejaria Ter Tido Coragem de Viver uma Vida Verdadeira para Mim Mesma, Não a que os Outros Esperavam de Mim"; "Desejaria Não Ter Trabalhado Tanto"; "Desejaria Ter Tido Coragem de Expressar Meus Sentimentos"; "Desejaria Ter Ficado Mais em Contato com Meus Amigos"; "Desejaria Ter-me Permitido Ser Mais Feliz".






Uma pesquisa brasileira traz novas esperanças para os pacientes que sofrem com câncer. Pesquisadores descobriram que uma substância da saliva de um carrapato pode diminuir os tumores, principalmente melanomas. O estudo do Instituto Butantã mostra que a proteína da glândula salivar do carrapato-estrela (Amblyomma cajennense) tem propriedades anticoagulantes e antitumorais.

Coordenada pela farmacêutica Ana Marisa Chudzinski-Tavassi, a pesquisa começou em 2003 e está perto de entrar em fase de testes pré-clínicos para comprovar a eficácia e segurança farmacológica do experimento. “A saliva do carrapato possui propriedades tóxicas para células tumorais, sem oferecer risco para as células saudáveis”, explica a pesquisadora.

A patente licenciada pela União Química Indústria Farmacêutica, que financiou o estudo, já foi registrada no Instituto de Propriedade Industrial (INPI). O estudo também está protegido pelo Patent Cooperation Teaty (PCT) e o medicamento deve ser produzido aqui mesmo no Brasil. Segundo o instituto, a pesquisa já apresentou bons resultados em câncer de pâncreas. Agora falta o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a definição sobre os próximos passos.

Quadro do câncer

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que o de pâncreas representa 2% de todos os registros, o que corresponde a mais de nove mil novos casos anualmente. Dos pacientes que contraem a doença, 75% morrem ainda no primeiro ano de tratamento. Cinco anos após o tumor ser detectado, a taxa de mortalidade aumenta para 94%.

Na Europa, 60 mil pessoas são diagnosticadas com a doença anualmente. Embora a incidência ainda seja considerada baixa, ela aumenta com o avanço da idade dos indivíduos.




Para termos uma vida saudável, também temos que ter momentos de lazer, para divertir-se, escutar uma boa música, estar com pessoas queridas ao seu redor. 


Se você gosta de um ambiente festivo, com uma boa comida, com musica ao vivo podendo dançar e com atendimento personalizado, eu recomendo desfrutar de isto e muito mais em EL PANCHO, localizado na Praça Popular, onde com certeza passara lindos momentos.



Faça exercício - Pratique exercícios 30 minutos por dia, 3 a 4 vezes por semana. Mas é sempre aconselhável consultar o médico antes de começar qualquer tipo de exercício.

Coma alimentos bem nutritivos - Dê preferência a uma dieta com baixo teor de gordura, cheia de frutas, vegetais e cereais.

Não se sobrecarregue - Faça aquilo que você sabe que vai conseguir fazer; evite se sobrecarregar. Descanse e relaxe sempre que tiver uma chance.

Rir, o melhor remédio - Mantenha-se sempre positivo, com bom senso de humor; nada como uma boa risada para se relaxar.

Mantenha-se ativo - Arranje sempre uma atividade para fazer; andar, praticar algum esporte, ter algum hobby, sempre ajuda a manter a mente saudável.

Seja seu próprio dono - Controle sua vida como você deseja; seja independente. Não deixe que os outros ditem o que você deve fazer ou pensar.

Ajude aos outros - Procure se voluntariar para alguma atividade; ajudar aos outros traz felicidade e bem-estar.

Pare de fumar - Fumar só traz prejuízo à sua saúde, à dos que estão ao seu redor e ao bolso.

Não coma demais - Comer demais acaba provocando mal-estar; evite comer de 2 a 3 horas antes de ir para cama, a comida aumenta a quantidade de ácido em seu estômago e você não vai dormir bem.

Reduza o álcool, chocolate, alimentos gordurosos e menta - Esses alimentos provocam aumento de ácido no estômago, causando má digestão.

Pense antes de beber - Coma algum alimento antes de beber, para evitar que a bebida seja absorvida muito rapidamente. Saiba quando parar também!

Não coma muito rápido - Coma aos poucos, sem pressa, mastigando bem os alimentos.

Não encha o prato até a boca - Pegue um pouco de cada comida e vá saboreando aos poucos.

Não tome muito sol - Sol em excesso estraga sua pele, sem falar que pode provocar desidratação.

Use um protetor solar - Aplique um protetor solar em sua pele sempre que for se expor ao sol. Comece com um fator 15 e reaplique a cada 2 horas.

Use equipamentos de proteção solar - Chapéus, óculos escuros com proteção contra raios ultravioleta, guarda-sol e roupas adequadas são muito úteis para se proteger do sol.

Evite as horas de "pique" de sol - O horário das 10 da manhã às 3 da tarde é o pior para se tomar sol.

Evite o bronzeado excessivo - Ficar com 'aquele' bronzeado é muito bonito, mas estraga a pele e provoca envelhecimento precoce, além de poder causar câncer.

Durma bem - Durma pelo menos 8 horas por noite, num lugar tranqüilo. Mantenha sempre a mesma rotina, a mesma hora de ir para a cama e de acordar.

Coma alimentos ricos em anti-oxidantes - Vitamina C, Beta caroteno e vitamina E contribuem para evitar o envelhecimento, aumentam a resistência física às infecções e evitam a destruição das células que podem levar ao câncer. Evitam também doenças do coração e disfunção cerebral.

Coma menos gordura - Mantenha uma dieta com apenas 20 por cento das calorias derivadas de gordura; você vai reduzir o risco de ter uma doença do coração e alguns cânceres, além de se manter em forma.

Tenha dados importantes com você - Mantenha uma lista com o nome dos médicos da família ou dos hospitais com os quais você tem convênio. Na hora da emergência, qualquer minuto conta.

Tenha o número do telefone de um Centro de Controle de Intoxicações - Crianças estão sempre mexendo onde não devem e podem ingerir algum produto perigoso.

Aprenda como fazer Ressuscitação Cardio-respiratória - Você pode salvar a vida de alguém! Quanto menos tempo a pessoa ficar sem respirar e sem batimentos cardíacos, mais chance ela tem de se recuperar e ficar sem sequelas.

Mantenha com você um bilhete com as doenças importantes - Se você tem uma doença especial como epilepsia, diabetes ou doença do coração, ou se você toma algum remédio importante, escreva num papel e ande sempre com ele. Num caso de emergência, pode ser crucial.

Trabalhe com a cabeça - Use sempre equipamento de proteção se o seu trabalho requer. Você pode evitar muitos acidentes de trabalho.

Use cinto de segurança - Essa medida tão simples pode evitar muitas mortes, bem com reduzir o trauma físico durante um acidente.

Use capacete - Quando andar de bicicleta, use capacete. Crianças tem uma alta incidência de quedas quando andam de bicicleta, muitas vezes batendo a cabeça, causando lesão cerebral que pode ser irreversível ou mesmo levar à morte.

Evite lugares com fumantes - Respirar fumaça dos outros fumantes também aumenta o risco de desenvolver câncer de pulmão, além de outras doenças respiratórias.

Tenha uma vida sexual saudável e segura - Use preservativos sempre que tiver relações sexuais. Prefira as relações monogâmicas nas quais você tenha certeza de que o parceiro não tenha o vírus da Aids ou outra doença genital.




Foi destacado no Fantástico, que uma pesquisa norte-americana recente, realizada numa universidade da Califórnia, fez um estudo com 120 mil pessoas para descobrir quais são os alimentos que ajudam a emagrecer e os que ajudam a engordar. Os pesquisadores pesaram as 120 mil pessoas e anotaram o que elas comeram por durante 20 anos. Depois de muitas análises nos dados, eles chegaram a uma conclusão, e a uma lista de "vilões da dieta": 


Imagem: Batata Frita

1º)A batata frita - É muito gostosa, não há quem resista! Mas, ela é uma das maiores vilãs, se você consumi la diariamente, ao longo do tempo serão acrescentados mais alguns quilos na balança. De acordo com a pesquisa, se você comer batatas fritas todos os dias, dentro de quatro anos, você engordará (1,5kg) um quilo e meio.

2º)Os Refrigerantes e sucos adoçados - É difícil uma pessoa não gostar ou não tomar um refrigerante ou suco na hora da sede! É aí, que mora o perigo, muitas vezes, na hora que da sede a pessoa ao invés de tomar água pura, comete erro e toma refrigerante ou suco adoçado! Saiba que, quem toma refrigerantes ou sucos adoçados todos os dias, ganha 450 gramas a mais ao final de quatro anos.

3º)A carne vermelha - Muito consumida em lanches (fritinha e temperada com pimenta, fica ótima (pra quem gosta de pimenta, é claro) ou no churrasquinho de final de semana. Bom, não interessa o modo de como ela é consumida! De acordo com a pesquisa, se você consumir diariamente porções de carne vermelha, ao final de 4 anos, ela engordará você em 430 gramas.

As pessoas que participaram desta pesquisa engordaram, em média, cerca de 500 gramas por ano, ao longo de 20 anos. Mas, qual é a novidade nessa pesquisa? Bom, de acordo com os resultados da pesquisa, chegamos à conclusão que, quem acha ou achava que comer um pouquinho de cada coisa não faz ("mal") diferença, está completamente enganado(a), pois, a longo prazo "este pouquinho" faz muita diferença sim! Portanto, a qualidade dos alimentos que você come é muito mais importante do que a quantidade, afirmou a nutricionista Danielle Resende, no fantástico.






                 Iogurte com amora.






Mas, há também, os alimentos que se consumidos diariamente fazem bem para a saúde e ajudam a emagrecer. A salada de frutas, por exemplo. A salada de frutas tem uma associação inversa entre o consumo de batatas fritas e o consumo de legumes e frutas, comentou a nutricionista Danielle Resende, no fantástico.

Segundo a pesquisa, o consumo de frutas diariamente, foi responsável pela redução de 220 gramas no peso dos participantes, ao final de 4 anos. Outros aliados na perda de peso, foram as verduras, legumes e castanhas em geral. 

O alimento mais saudável para consumo diário, que ajuda na perda de peso, foi o iogurte, que ficou em primeiro lugar. Segundo a pesquisa, o consumo de um copo de iogurte todos os dias resultou em menos 370 gramas depois de quatro anos. Os pesquisadores não sabem explicar com exatidão porque o consumo de iogurte ajuda a emagrecer; eles suspeitam que seja porque ao consumir iogurte, assim como outros"alimentos do bem", a pessoa não sente vontade de comer tantos "alimentos do mal". 
E, pra finalizar; sabe aquela picanha gostosa, com batata frita e farofa que a maioria das pessoas adoram? Pois é, ela é uma mega vilã. Só o consumo de carne e batata frita todos os dias, será responsável por quase 2 quilos a mais ao final de 4 anos, afirmou a nutricionista Danielle Resende, no Fantástico!