Remédios Caseiros - 1ª Parte - (Azia e Sinusite)

Unknown | sábado, dezembro 22, 2012 | 0 comentários



Remédio caseiro para azia

Um remédio caseiro para azia, simples mas muito eficiente é nunca beber água no momento da azia ou qualquer líquido para aliviar a queimação mas sim um pedaço de pão ou bolacha de água e sal.
Coloque também um calço de 3 cm na cabeceira da cama para evitar o refluxo durante a noite.
A azia é consequência do contato do suco gástrico com a mucosa do esôfago, por isso independente da causa da azia, a sensação de queimação pode ser aliviada empurrando novamente o conteúdo ácido do estômago que refluiu.

Sintomas de azia

A azia, também chamada de pirose, é um desconforto que comummente aparece após uma refeição. Os sintomas de azia são:
  • Ardor/queimação na região que vai da garganta até o estômago,
  • Refluxo de comida,
  • Sensação de estômago cheio ou pesado,
  • Gosto ruim na boca.
Para tratar a azia evite alimentos muito ácido e gordurosos. Não se deve também beber nada durante uma refeição.  Mas se o problema persistir,pode-se tomar uma dose de sal de frutas.

Solução natural para azia

Uma solução natural para a azia é o bicarbonato de sódio.
Coloque uma colher de café de bicarbonato de sódio em um copo com 100 ml de água e beba sempre que sentir  a sensação de queimação no esôfago.
Para prevenir a azia procure evitar a ingestão de sucos cítricos, produtos com tomate, alimentos muito condimentados ou fritos.

Azia hereditária

Não se pode afirmar que a azia seja hereditária, embora seja comum ser queixa de mais do que um membro da mesma família.
Os comportamentos relacionados com o estilo de vida são de acordo com muitos estudos responsáveis pelo aparecimento da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).
Os hábitos quando repetidos pelos membros de uma mesma família podem fazer com que manifestem o mesmo sintoma a azia. Fatores como:
  • refeições ingeridas rapidamente e acompanhadas de grandes quantidades de líquidos,
  • alimentos muito condimentados
  • alimentos gordurosos
  • obesidade
Estes listados acima são alguns dos comportamentos que geralmente são repetidos por membros de uma mesma família e determinam o desenvolvimento da azia.

Como evitar a azia na gravidez

Para evitar a azia na gravidez, coma em pequenas quantidades de alimentos com frequência para que o estômago não fique muito cheio e evite deitar-se depois de comer, porque a posição horizontal favorece o refluxo.
Se a azia é muito intensa à noite, deite-se na cama com  a parte superior do corpo mais levantada, modifique a cabeceira da sua cama colocando um pedaço de madeira nos pés ou simplesmente durma com um travesseiro mais alto.
Beba leite várias vezes ao dia e evite café, limonada, cebola, alho, doces e as comidas indigestas.

Tratamento caseiro para azia

Um excelente tratamento caseiro para a azia é a erva doce e a hortelã.
Num copo amasse 2 colheres de sopa de erva doce e 2 colheres de sopa de folhas de hortelã com o cabo de uma colher até formar uma pasta.
Acrescente meia chávena de mel e deixe descansar na geladeira por 6 horas. Coe e tome 1 colher de sopa 3 vezes por dia.
Contra indicações: Pessoas com úlcera gástrica, bebês e crianças.

Alimentação para evitar azia

O tratamento dietético auxilia na redução dos sintomas da azia.
A escolha dos alimentos corretos é o passo mais importante reduzir o desconforto causado, por isso, evitar o álcool, alimentos com cafeína(chocolate, café, chá preto), alimentos com alto conteúdo de gordura (fritos, azeite, manteiga, carnes gordas, molhos de tomate, etc.), além do tomate, laranja, uva, pimenta, especiarias e alimentos condimentados.
Faça também pequenas refeições ao longo do dia, evite refeições muito volumosas, mantenha o peso controlado e evite  alimentos muito quentes ou muito frios.
Nunca deite após as refeições principalmente se for uma refeição líquida.

Remédio caseiro para sinusite

Um excelente remédio para a sinusite são  inalações de vapor com camomila, duas a três vezes por dia produzem um alívio rápido em gripes, resfriados, congestões nasais, e sinusites frontais.
Coloque 6 colheres de chá de flores numa taça com 1 a 2 litros de água fervendo. Coloque então o rosto sobre a taça e cubra a cabeça com uma toalha ou lençol.
É importante respirar o vapor o mais profundamente possível durante 10 minutos no mínimo.

Inalação para sinusite

Para fazer uma solução natural de inalação para sinusite, adicione em 2 litros de água fervente 5 gotas de óleo essencial de eucalipto e 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta.
Coloque uma toalha em cima da cabeça e aproxime o rosto do recipiente onde está a água quente com os óleos essenciais. É importante assegurar que a toalha sela a saída do vapor que deve ser inspirado por 10 minutos no mínimo. Esta inalação deve ser repetida 2 vezes por dia para aliviar rapidamente os sintomas.
A inalação de vapores quentes solta o catarro que congestiona os seios perinasais eliminado assim também os micro-organismos que aumentam os sintomas e a gravidade da sinusite.

Solução natural para a sinusite

Uma ótima solução natural e caseira para a sinusite é limpeza do nariz com água morna com sal. Basta misturar 1 copo de 200 ml de água mineral morna com meia colher de sal de cozinha.
Com o auxílio de um conta gotas jogue essa solução no nariz, respire e deixe-a chegar a garganta, em seguida cuspa a solução. Não engula a água pois ela estará suja e cheia de secreção. Repita esse procedimento até acabar a água do copo por 3 vezes ao dia enquanto estiver em crise de sinusite.
Aos poucos este remédio caseiro irá dissolver a secreção presa nos seios nasais facilitando a respiração e diminuindo as dores.

Remédio natural para sinusite

Um excelente remédio natural para a sinusite são as folhas da hortelã. Faça um chá forte com algumas folhas de hortelã, e coe a seguir.
Espere amornar e despeje o chá no liquidificador com 1 colher de espinafre e 1 copo de água de coco e bata por alguns minutos.
Coe o remédio e acrescente 1 colher de mel de abelhas e beba a seguir. Deve ser ingerido 1 copo por dia, logo após o seu preparo.

Sintomas de sinusite

Os sintomas de sinusite incluem:
  • Dor de cabeça logo pela manhã
  • Dor na parte da frente do rosto, acima do nariz
  • Dor de dente ou no maxilar superior ocasionada pela infecção
  • Região ao redor dos olhos inchada
  • Dor nos olhos
  • Nariz entupido
  • Dor no ouvido, pescoço e no topo da cabeça
  • Febre
  • Cansaço
  • Rinite
  • Congestão nasal
 Sinusite crônica

A sinusite é uma doença respiratória que pode tornar-se crônica se não for devidamente tratada. Ela é caracterizada por uma dor nos seios paranasais e pela saída de um líquido purulento amarelo-esverdeado e muitas vezes mau cheiroso que sai pelo nariz, sempre acompanhada de muita dor de cabeça e nos olhos.
As causas mais comuns de sinusite são a rinite alérgica e as alergias respiratórias. Se ela não for devidamente tratada pode desencadear ainda problemas mais graves como bronquite, otite, abscesso cerebral e até mesmo a cegueira.
Alguns exames capazes de identificar a sinusite são: tomografia computadorizada, raio-x da face, e a ressonância magnética. Todos eles auxiliados pela história clínica do indivíduo.

Category:

0 comentários