Próximos da morte, pacientes valorizam a amizade

Unknown | sexta-feira, dezembro 21, 2012 | 0 comentários








"Desejaria ter ficado mais com meus amigos" é um dos cincos lamentos mais comuns dos que estão para morrer segundo a enfermeira australiana Bronnie Ware. A sensação de que se "perdeu tempo" por não desfrutar da amizade é frequente.

Divulgação

Autora apresenta lições de vida em relatos de pacientes terminais
Por falta de tempo ou pela distância, o afastamento de amigos parece inevitável. No cotidiano, o enfraquecimento dos laços de amizade pode até não ser notado. Porém, a proximidade da morte mostra o quanto esse relacionamento é importante.

Alguns dos pacientes gostariam de voltar no tempo para poder ter longas conversas e estar na companhia de um amigo --mesmo que fosse para assistir um filme em silêncio ou ouvir música.

"Sinto falta de meus amigos, acima de tudo", contou uma paciente. "Eu desejaria não ter perdido o contato com eles. Você imagina que seus amigos sempre estarão por perto. Mas a vida muda e, de repente, você se descobre sem ninguém neste mundo que lhe entenda ou saiba qualquer coisa de sua história".

Com a intenção de expor ao mundo as lições que aprendeu prestando cuidados paliativos a pacientes terminais, Ware reuniu 17 relatos no livro "Antes de Partir".

A publicação nasceu de um artigo escrito pela enfermeira, "Os Cinco Principais Lamentos dos que Vão Morrer". O texto, em poucos meses, ultrapassou 1 milhão de acessos. Para preservar a privacidade de amigos e parentes, os nomes foram alterados. Na introdução, a autora agradece as lições de vida que aprendeu nesse trabalho.

O volume é dividido em cinco lamentos: "Desejaria Ter Tido Coragem de Viver uma Vida Verdadeira para Mim Mesma, Não a que os Outros Esperavam de Mim"; "Desejaria Não Ter Trabalhado Tanto"; "Desejaria Ter Tido Coragem de Expressar Meus Sentimentos"; "Desejaria Ter Ficado Mais em Contato com Meus Amigos"; "Desejaria Ter-me Permitido Ser Mais Feliz".


Category:

0 comentários