O que é molusco contagioso - Existe cura para molusco contagioso, o que fazer?

Unknown | quarta-feira, dezembro 19, 2012 | 0 comentários

O molusco contagioso é uma doença contagiosa de pele de origem viral, causada por poxvírus.

A doença afeta principalmente as crianças,(isso não quer dizer que um adulto esteja imune!). As lesões são assintomáticas. Se inflamadas ou irritadas podem desencadear ardência ou coceira. Nas crianças geralmente são afetados o tronco, extremidades (braços, mãos, pernas e pés) e rosto. Nas pessoas adultas geralmente a área mais afetada, é a área genital. O molusco contagioso, caracteriza-se por tumores cutâneos claros que surgem na pele, são lesões arredondadas, elevadas, firmes, brilhantes, da cor da pele, roxas ou acastanhadas, variam de 2 milímetros a um centímetro.

 
 
O vírus é transmitido por contato direto (contato sexual, luta corpo a corpo, etc), com a pessoa infectada, ou por objetos pessoais, como toalhas e roupas. Evite espremer os tumores, pois a substância contém vírus e pode infectar as áreas saudáveis da pele!

A doença não é perigosa, ela é apenas desconfortável e inestética. O sistema imunológico geralmente elimina o vírus e resolve a condição em alguns meses. A infecção pode ser acompanhada por um período de latência de até 6 meses, no entanto o período de incubação é geralmente de 2 a 8 semanas. Indivíduos imunocompetentes eliminam a virose, podendo levar para isso, de 6 meses a 5 anos. A doença é benigna e não precisa de vacinação. Entretanto pode ser um sinal de enfraquecimento do sistema imunológico, sendo casos epidêmicos corporais e principalmente faciais comuns em pessoas com a imunidade muito baixa, como em portadores do vírus HIV, em anêmicos etc.
O diagnóstico pode ser feito por recolha de amostras do tumor para exame de pele (biópsia). A cura ainda não foi conseguida. Não é necessário tratamento, basta que o paciente fique em repouso e evite tomar banho de chuva ou expor-se ao sol por muito tempo. O que você pode fazer é consultar um dermatologista, e pedir um anti-inflamatório (ajuda muito na cicatrização dos tumores). Não force a retirada dos tumores, pois podem ficar cicatrizes locais!

Category:

0 comentários