MENOPAUSA

Unknown | quinta-feira, dezembro 27, 2012 | 0 comentários







A menopausa é o momento na vida da mulher em que os ovários deixam de produzir óvulos, cessando a menstruação. Geralmente a menopausa chega por volta dos 50 anos de idade, mas ela pode ocorrer precocemente em mulheres com menos de 40 anos. Nas últimas menstruações, a duração e a quantidade do fluxo sofrem uma grande variação. Outros sintomas, como sensação de calor excessivo, podem manifestar-se de forma leve, moderada ou grave. Os fogachos afetam 75% das mulheres.

Durante um episódio de fogacho, a pele, especialmente a da cabeça e a do pescoço, torna-se vermelha e quente. Outros sintomas são psicológicos e emocionais, como fadiga, insônia e nervosismo. 

Também podem ocorrer tontura, formigamento e taquicardia. Inflamação da bexiga ou da vagina, perda de controle da bexiga e dor durante a relação sexual, causada pelo ressecamento da vagina, são outros sintomas muito comuns.

Entre as possíveis causas da menopausa precoce estão a predisposição genética e distúrbios auto-imunes, nos quais o corpo produz anticorpos que podem lesionar várias glândulas, incluindo os ovários. O tabagismo também pode causar menopausa prematura.

A osteoporose é um problema de saúde importante na menopausa. Durante os primeiros cinco anos que sucedem a menopausa pode ocorrer uma perda anual de 3% a 5% de massa óssea.

Ainda que, a menopausa favoreça o ganho de peso, a maioria dos estudos indicam que grande parte das mulheres chegam à menopausa já com sobrepeso ou obesidade. Observa-se que este comportamento está geralmente relacionado a uma postura e a um novo momento da rotina de um casal. Em muitos casos, a estabilidade de um relacionamento trás tanto para homem como para a mulher uma desatenção com o cuidar do corpo.
De fato, após a menopausa torna-se muito mais difícil perder peso. O ideal é sempre manter o peso dentro da normalidade e junto ao nutricionista fazer um plano alimentar preventivo, a fim de evitar o ganho de peso na menopausa, onde serão introduzidos alimentos que proporcionam maior saciedade, alimentos com menor teor calórico, alimentos ricos em triptofano (é precursor de serotonina, conhecido como hormônio do bem estar), alimentos que proporcionam um gasto energético maior, suplementos se necessários, receitas, entre muitas outras adequações.
E é claro, além da alimentação, faz-se necessária a prática de atividades físicas, tanto aeróbicas como as anaeróbias. Mulheres que praticam atividade física moderada cinco vezes na semana ou atividade intensa três vezes por semana apresentaram um menor percentual de ganho de peso, menor índice de doenças cardiovasculares, diminuição da pressão arterial, do colesterol “ruim” e do triglicérides.

TERAPIA HORMONAL

As terapias hormonais têm como objetivo:

*Aliviar os sintomas (fogachos, ressecamento vaginal e problemas urinários);
*Ajudar na prevenção da osteoporose;
*Ajudar na prevenção da aterosclerose e de doença coronariana.

RECOMENDAÇÕES NATURAIS

PLANTAS

Carqueja: Tomar diariamente 3 xícaras do chá das folhas da carqueja. Para cada litro de água, utilizar 20 gramas de folhas.

Cimífuga racemosa: Ingerir 1 cápsula de 80 mg 2 vezes ao dia.

Mangueira: Tomar diariamente 4 xícaras do chá das folhas adoçado com mel. Para cada litro de água, utilizar 20 gramas de folhas.

Morangueiro: Preparar uma infusão com 20 gramas de folhas secas em meio litro de água e tomar 3 a 4 xícaras ao dia.

FRUTAS

Maçã: Tomar 250 ml do suco natural 3 vezes ao dia.

Maracujá: Adoçar o suco natural de maracujá com mel. Tomar 250 ml 4 vezes ao dia.

HORTALIÇAS

Alface: Fazer chá de alface. Utilize 40 gramas de talos amassados para cada litro de água. Tomar 2 xícaras ao diariamente.

Category:

0 comentários