Hiperplasia Benigna da Próstata - Próstata Aumentada

Unknown | quinta-feira, dezembro 27, 2012 | 1 comentários






A Hiperplasia Benigna da Próstata, ou HBP, é o nome dado ao aumento do tamanho ou do número de células da próstata, o que acaba fazendo com que a glândula também fique maior.

Esse crescimento acontece por ordem da testosterona, o hormônio masculino, que sofre ação da enzima cinco-alfa-redutase e se transforma em dihidrotestosterona.

A HBP incomoda o homem porque, uma vez mais volumosa, faz uma pressão maior sobre a uretra, o que prejudica a passagem da urina e provoca dor e dificuldade na hora de urinar. Essa obstrução também pode causar uma distensão das paredes da bexiga, o que acarreta outros problemas.

A próstata secreta uma enzima chamada Antígeno Prostático Específico (ou PSA) e, quanto maior ela fica, como no caso de uma infecção, mais lança essa enzima no sangue. Em cada idade existe um valor adequado para essa enzima. Mas atenção: o aumento do nível da enzima também pode ser alterado por medicamentos.

Essa doença acontece principalmente em homens acima dos 50 anos de idade, já que o relaxamento dos músculos da pélvis também facilitam seu aparecimento. Cerca de 90% dos homens de 80 anos ou mais sofrem de HBP. O diagnóstico pode ser feito pelo exame do toque - aliás, um dos grandes tabus entre os homens, que muitas vezes por vergonha, deixam de fazer o exame; assim, no caso de haver alguma doença, perdem a chance de tratá-la em tempo hábil.

A HBP também pode ser detectada por meio de outros exames, como o de fluxo urinário, de creatinina sérica, de volume urinário residual (por meio do ultrassom ou cateterismo vesical), cistoscopia, medida da pressão do jato urinário, entre outros.

Metade dos homens que sofrem de HBP tem dificuldades para urinar e infecções no sistema excretor, e precisam de tratamento. A HBP pode ser tratada com drogas químicas, que impedem a transformação da testosterona em dihidrotestosterona (que faz com que as células da próstata aumentem de tamanho ou seu número). Entre elas estão a finasterida (sob os nomes de Proscar e Finastil no mercado), a doxozosina (Unoprost) e a terazosina (Hytrin).

No entanto, a forma mais comum de tratamento é uma cirurgia que extrai quase toda a próstata. Muitas vezes, o médico prefere retirar a glândula por temer que a HBP evolua para o câncer. A HBP também pode ser tratada com plantas, frutas e hortaliças medicinais, que ajudam a diminuir a quantidade da enzima PSA no sangue. 

Confira as principais:

Abóbora: As sementes da abóbora (Cucurbitácea) contêm zinco, que ajuda a combater a HBP. A abóbora também contém ácido linoléico, um óleo dedicado a regulamentar as glândulas. Portanto, as plantas que têm óleos do mesmo tipo, como amendoim, linhaça, oliva, palmito, prímula e onagra, também colaboram para o bom funcionamento da próstata.

Graviola: O chá das folhas da planta ajudam a desinflamar e "desinchar" a próstata, além de facilitar a hora de micção. A sucuba tem as mesmas funções.

Pygeum africanum: O pygeum é uma árvore do Oeste da África e também inibe a ação da enzima cinco-alfa-redutase, não deixando que a testosterona se transforme em dihidrotestosterona, nem aumente o tamanho da próstata. O pygeum também alivia a dor. No mercado, é possível encontrar comprimidos de pygeum associado ao Saw palmetto, e que devem ser tomados 2 vezes ao dia.

Saw palmetto: É uma planta nativa do Sudoeste dos Estados Unidos. Seus nomes científicos são Serenoa repens Bartram ou Sabal serrulata Jonh. Do fruto seco da planta é retirado o extrato lipoesterólico, que age como antiinflamatório nos distúrbios urinários. Ele bloqueia a ação da dihidrotestosterona, evitando assim o inchaço da próstata. É recomendável tomar 320 mg do extrato por dia, junto com a refeição principal. O tratamento deve ser feito por 2 meses.

Urtiga: A Urtica dioica é muito usada para combater problemas pulmonares. A planta ajuda a diminuir o inchaço da próstata e a dor ao urinar e é antiinflamatória. Também pode ser associada ao Pygeum e/ ou ao Saw palmetto. Nesse caso, é recomendável preparar um chá com 30 gramas das folhas e talos para cada litro de água. O chá deve ser consumido 2 vezes ao dia.

Além das plantas citadas, há muitas outras que ajudam no combate à HBP, como tomate, angico, açaí, a casca do limão, quebra-pedra, salsinha caseira, jatobá, malva, tangerina, repolho e brócolis (o último inibe o crescimento da próstata).

As plantas ricas em magnésio, mineral que contribui para a formação das fibras musculares da próstata, também são importantes. entre elas estão o gergelim, dente-de-leão, boldo, camomila, bardana e as algas, entre outras.

É preciso lembrar também que a homeopatia indica o uso de zinco sulfúrico para garantir o bom funcionamento das glândulas sexuais.

Category:

Um comentário:

  1. realmente saw palmetto é otimo, tinha visto informacao no site deles http://sawpalmetto.com.br/ mas aqui achei melhor. parabens.

    ResponderExcluir