Como e onde fazer teste (exame) gratuito de HIV (AIDS) no Brasil?

Unknown | terça-feira, dezembro 18, 2012 | 0 comentários

 
 
Com o avanço dos estudos na medicina, acredito que dentro de poucos anos teremos descoberto a cura para a AIDS (HIV); mas, enquanto isso não acontece, o único jeito de se proteger é com preservativos! É importante que a pessoa saiba precocemente se foi contaminada pelo HIV, para buscar tratamento especializado o quanto antes! As mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos livres de contaminação pelo HIV; basta seguirem o tratamento recomendado pelo médico durante o pré-natal, parto e pós-parto.
Quem deve fazer o teste de HIV? Qualquer pessoa que passou por uma situação de risco, que não usou proteção (preservativo) na hora "H" ou compartilhou siringas, deve fazer o teste o mais breve possível!

O teste para saber se está contaminado(a) pelo vírus HIV é bem simples, rápido e sigiloso; os diagnósticos são feitos a partir da coleta de sangue. No Brasil, existem os exames feitos em laboratórios e testes super rápidos, que podem detectar os anticorpos contra o HIV em até 30 minutos; os médicos precisam apenas de uma gota de sangue da ponta do seu dedo.

Você não precisa pagar nada para fazer esses testes, eles podem ser realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento - CTA. A contaminação pelo HIV pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco. Para saber onde fazer o teste de HIV, basta você utilizar o Disque Saúde 136 ou visitar estes links abaixo:

Página com a listagem dos endereços de serviços de saúde, para realizar teste de HIV (AIDS) no Brasil (recomendo é mais fácil de localizar).

Página com mapa dos endereços de serviços de saúde, para realizar teste de HIV (AIDS) no Brasil (para localizar um endereço no mapa, você deve clicar em um dos balões do mapa, correspondente ao Estado desejado)!

Além de consultar a listagem ou o mapa com os endereços dos serviços de saúde para realizar testes (exames) de HIV, você poderá obter mais informações e esclarecimentos a respeito desta doença, direto nas páginas do site (é confiável)!

Category:

0 comentários