Abusou no fim de ano? Veja receitas de alimentos desintoxicantes

Unknown | terça-feira, dezembro 25, 2012 | 1 comentários







Depois de abusar nas festas de fim de ano você sentiu que algo dentro de você não está muito bem? Pois é, os excessos alimentares, típicos dessa época, mais do que intoxicação, causam desconfortos digestivos, como queimação, refluxo, flatulência, distensão abdominal, diarreia ou constipação intestinal. 

O estômago não comporta grandes volumes de comida, a capacidade gástrica de um adulto é de aproximadamente 900 ml e a ingestão de volumes superiores a essa quantidade causa o retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago, o que se percebe como refluxo e queimação. 

Outro inconveniente, apontado pela especialista, é que quando se ingere grandes volumes de alimentos em uma única refeição, o estômago não consegue produzir ácido para digerir toda essa comida, assim o alimento intacto, que chega ao intestino, será fermentado pelas bactérias intestinais, causando distensão abdominal, cólicas e flatulência.

Comeu demais e não sabe o que fazer? Confira a dica

O organismo se intoxica por exposição frequente, mesmo que em pequenas quantidades de corantes, conservantes e substâncias químicas que a pessoa entra em contato, seja através da alimentação, embalagens, cosméticos e produtos de limpeza.

Para estimular que o fígado faça o trabalho de limpeza é importante incluir no cardápio alimentos fontes de vitaminas do complexo B, flavonoides, minerais como zinco e manganês e alguns fitoquímicos encontrados em plantas como o boldo a alcachofra e o chá verde. Os cereais integrais, como o arroz integral e a quinoa integral são boas fontes de vitaminas do complexo B, que auxiliam no processo de desintoxicação. 

É importante excluir temporariamente da dieta alimentos muito refinados e industrializados, que são pobres em nutrientes e antioxidantes, além de terem muitos corantes e conservantes. 

Receita de suco digestivo

Para melhorar a digestão, a dica é usar no suco a hortelã ou o gengibre. 

O clássico abacaxi com hortelã, caprichando na hortelã é excelente. A pessoa pode optar também pelo chá de hortelã que terá efeito similar. Maracujá com gengibre. por causa do gengibre, também é uma boa opção.

- Inclua no cardápio sementes de abóbora, melão e melancia, que são boas fontes de cálcio e magnésio e ainda têm ação vermífuga

- Faça cubinhos de gelo de couve com hortelã e acrescente um gelo desses no suco do café da manhã.

- Os sucos de uva, amora e as frutas vermelhas são fontes de antocianinas, antioxidantes que também melhoram o processo de desintoxicação do organismo.

- O própolis pode ser usado em sucos ou em água.

Category:

Um comentário:

  1. Quero Te Apresentar Um E-Book Com Mais De 90 Paginas Com Receitas E Alimentos Desintoxicantes.

    O livro Alimentos desintoxicantes traz para você.

    - Intoxicação de um organismo.
    - Alimentos Tóxicos.
    - Como sabemos quando estamos intoxicados?
    - Os sintomas mais frequentes de um mau funcionamento hepático.
    - Os problemas que a alimentação tóxica provoca.
    - Como funciona a Dieta Desintoxicante?
    - Alimentos Desintoxicantes.
    - Benefícios do Ácido Fólico para a Saúde.
    - E MUITO MAIS...

    Link aqui >> http://goo.gl/IK0Lzy

    ResponderExcluir