10 alimentos que não podem faltar na sua geladeira para você ter uma vida mais saudável

Unknown | sexta-feira, dezembro 21, 2012 | 0 comentários





1)Agrião: Seu principal nutriente é o cálcio, indispensável para manter os ossos e músculos fortes. Para você ter um ideia, 100 gramas de agrião ( 1 prato de sobremesa) correspondem a 90% das suas necessidades diárias desse mineral. Além disso é rico em fósforo, fibras, betacaroteno e vitamina C.


2)Cenoura: Sua principal riqueza é o betacaroteno. Essa vitamina é antioxidante - o que faz da cenoura uma arma poderosa contra o envelhecimento. Além disso, esse vegetal tem muito cálcio e fósforo (bom para os ossos e contrações musculares), vitamina B1 (boa para o coração, sistema nervoso e músculos), B2 (boa para pele, olhos e ajuda na utilização de proteínas) e pectina, uma fibra alimentar que combate o colesterol. Já foi comprovado cientificamente que a cenoura previne alguns tipos de canceres. A grande vantagem é que ela pode ser consumida de 1001 maneiras.



3)Champignon: Ele dá um toque especial a qualquer prato. É gostoso, fácil de preparar, dura bastante,  tem muito fósforo, fibras e - o que é melhor - pouquíssimas calorias. Por isso, o champignon ajuda a perder ou manter o peso. O ideal é comprá-los frescos e fazer a conserva em casa, fervendo os cogumelos por alguns minutos e adicionar um pouquinho de sal na água antes de guardar na geladeira.



4)Espinafre: Em geral, quanto mais intensamente verde é uma folha, melhor para a sua saúde. Isso porque  a cor é uma indicação da quantidade de betacaroteno e fibras do vegetal. Nesse aspecto, o espinafre é o campeão da turma! Além disso tem muito cálcio, ferro e pouquíssimas calorias. Você só precisa tomar cuidado com os molhos gordurosos...



5)Gengibre: Por que um alimento tão exótico como esse não pode faltar na sua geladeira?
Simples: um pouquinho de gengibre, todos os dias, aumenta a resistência do organismo e, principalmente, "limpa" as artérias, mandando o colesterol embora. Você pode usar essa raiz como tempero, chá ou ao natural. Ai é só ralar o gengibre cru e colocá-lo na salada.



6)Iogurte: Como o leite, tem muito cálcio, fósforo, vitamina A (faz bem para os olhos, pele, cabelos e dentes) e B2. A grande vantagem é que o iogurte tem uma bactéria boazinha (chamada lactobacilus bifidus) que faz bem para o intestino e ajuda na absorção da vitamina K (responsável pela coagulação do sangue).



7)Laranja: Essa fruta tem muita vitamina C. E a vitamina C é o máximo: aumenta a resistência às doenças, ajuda na absorção do ferro (importantíssimo na oxigenação das células), participa da fabricação do colágeno (indispensável para ter uma pele firme) e ainda age como antioxidante, prevenindo o envelhecimento. A laranja também é rica em potássio ( que controla os impulsos nervosos e contrações musculares). Para completar o bagaço tem fibras e a parte branca da casca é riquíssima em pectina (que combate o colesterol). você pode aproveitá-los em sucos ou até ao natural.



8)Mamão: Poucas calorias, nenhuma gordura, muitas fibras e boas doses de vitamina C e betacaroteno. Assim é o raio X nutricional do mamão. Por isso, essa deliciosa fruta tropical é ótima para combater o colesterol, o envelhecimento e equilibrar os intestinos, além de afastar as doenças. Meio mamão papaia contém metade de toda a vitamina C que você precisa por dia.



9)Pão Integral: Pão é energia pura! Riquíssimo em carboidrato (um dos principais combustíveis do organismo), o pão integral ainda tem outras vantagens: possui pequenas doses de quase todos os minerais, vitaminas (principalmente E e o complexo B) e suas fibras são ótimas para equilibrar o funcionamento dos intestinos. Mesmo durante as dietas, é um erro tirá-lo da sua mesa.



10)Peixe: Como todas as carnes, tem muita proteína (o elemento que constrói e repara todos os tecidos do seu corpo). Mas só ele tem também o ácido eicosapentanóico - também conhecido por EPA - uma substância de nome complicadíssimo que previne doenças cardio vasculares. Outra vantagem: o peixe possui muito menos gordura (e calorias!) que a carne vermelha. Para completar também é rico em cálcio e fósforo (importante para armazenar energia). 



Para acompanhar estes superalimentos e, ter uma vida mais saudável, evite tomar refrigerantes. Não há nada melhor que água! Para variar, se possível prefira água-de-coco e os sucos naturais de frutas.



Não vá pensar, que estes alimentos sozinhos, são suficientes para compor a sua dieta (necessidades diárias de vitaminas e minerais). Se possível, procure comer cerca de 30 tipos de alimentos por dia. Parece loucura isso, mas, o nosso organismo precisa de muitas vitaminas e minerais. Muito mais do que você imagina.



Você copiou esta lista, foi ao supermercado e não encontrou algum item? Não se preocupe: você poderá fazer algumas substituições. Essas substituições, serão muito uteis também, quando você quiser variar o cardápio.


  •  Agrião troque por Escarola.
  • Cenoura troque por Abóbora.
  • Espinafre troque por Couve.
  • Gengibre troque por Alho.
  • Iogurte troque por Coalhada, Leite, Queijo branco ou ricota.
  • Laranja troque por Limão.
  • Mamão troque por Manga.
  • Pão Integral troque por Arroz Integral.
  • Peixe troque por Peru.

Category:

0 comentários